Connect with us

Business

Moçambique receberá 12 milhões de dólares do Reino Unido para promover cidades verdes

blank

Publicado há

aos

blank

O governo do Reino Unido anunciou um investimento de 12 milhões de dólares norte-americanos (mais de 750 milhões de meticais), a ser desembolsado ao longo dos próximos quatro anos, para a implementação do projecto de cidades verdes em quatro municípios de Moçambique: Nampula, Nacala, Beira e Pemba.

O objectivo principal do projecto é garantir que esses espaços urbanos sejam resilientes, autossuficientes e sustentáveis, visando melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Segundo a Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, Helen Lewis, o montante será distribuído em parcelas anuais de três milhões de dólares.

A diplomata, que está em visita à província de Nampula desde a última segunda-feira (12), destacou que o fortalecimento da parceria entre os dois países e a monitoria dos programas financiados pelo Reino Unido em áreas como saúde, água e saneamento são os principais focos da sua agenda. “Estou muito contente por ter tido a oportunidade de discutir com o governador e com o Secretário de Estado sobre a nossa parceria duradoura, especialmente aqui em Nampula”, disse Lewis.

“Através dos nossos programas, já beneficiamos 450 mil pessoas em zonas rurais com acesso a água e saneamento. Estamos também a fazer progressos na área da saúde, com foco no planeamento familiar”, acrescentou.

A Alta Comissária também sublinhou a importância do novo investimento nas cidades verdes, que se concentrará na protecção das comunidades costeiras contra as mudanças climáticas.

“Esse é um desafio prioritário tanto para o governo de Moçambique quanto para o Reino Unido. Discutimos também a cooperação em relação às próximas eleições, destacando a importância de incentivar a participação de jovens e mulheres”, disse a diplomata.

O Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, expressou optimismo com a implementação do projecto, especialmente no que diz respeito à protecção ambiental nas cidades abrangidas. “O meio ambiente é crucial. Podemos desenvolver muitas coisas, mas sem uma consciência ambiental sólida, não iremos longe”, alertou Neto.

 O dirigente destacou, com preocupação, a situação crítica de Nacala, que enfrenta sérios problemas de erosão do solo. Neto acredita que o projecto de cidades verdes poderá oferecer uma solução definitiva para essa questão.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *