Connect with us

Cultura

Moreira Chonguiça no Jazzahead 2024, em Bremen na Alemanha

blank

Publicado há

aos

blank

O renomado saxofonista moçambicano de jazz, Moreira Chonguiça continua a pressionar para que o Jazz de África seja reconhecido como um género vital no cenário musical global.  

Moreira Chonguiça é um dos campeões do projecto JAZZ FROM AFRICA no Jazzahead!2024, a prestigiada feira e festival internacional de jazz agendada para ter lugar em Bremen, Alemanha, de 11 a 14 de Abril de 2024.

 Tendo sido recentemente reconhecido pelo Governo Francês como Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras, Moreira Chonguiça tem consistentemente ultrapassado os limites do jazz, infundindo sua música com a rica tapeçaria cultural de Moçambique e, mais amplamente, do continente africano. Como luminar no cenário do jazz africano, como oito álbuns premiados, seu estilo distinto e virtuosismo no saxophone renderam-no aclamação em todo o mundo, tornando-o um embaixador adequado do jazz africano. Moreira Chonguiça é o primeiro moçambicano a ser convidado para o Concerto Global do Dia Internacional do Jazz, que terá lugar em Tangier, Marrocos, a 30 de Abril de 2024.

 O projecto JAZZ FROM AFRICA foi iniciado por um grupo de figuras proeminentes do jazz no continente africano, e tem como objectivo mostrar a diversidade e a vitalidade do jazz africano, destacando as vozes e perspectivas únicas que emergem do continente. O colectivo inclui Peter Fisher da Nigéria, Dudu Sarr do Senegal, Walter Wanyanya do Zimbabwe, Claire Diboa dos Camarões, Mantwa Chinoamadi e Lesley Wells da África do Sul, Amro Salah do Cairo, bem como Julia Kastl e Stefanie Schuurman da Alemanha. Como parte desta iniciativa, Moreira Chonguiça busca amplificar as vozes dos músicos africanos de jazz, promovendo a colaboração internacional e a apreciação pela riqueza de talentos dentro da comunidade africana de jazz. A iniciativa visa promover uma compreensão e apreciação mais profundas do jazz africano dentro da comunidade global de jazz.

Jazzahead! 2024 fornece uma Plataforma ideal para esse empreendimento, reunindo músicos, profissionais da indústria e entusiastas do jazz de todo o mundo. É uma convergência única de uma feira comercial, conferência e festival de exposições. Em 2023, o Jazzahead juntou 2,800 profissionais de 51 nações de vários sectores, incluindo artistas, livreiros, marcas, agências e muito mais.

 Pela primeira vez, o continente Africano foi agraciado com três das oito vagas na exposição ‘Overseas’ “além-fronteiras” dedicada a bandas/artistas de jazz emergentes. Um júri de praticantes de jazz africanos juntamente com o Director Artístico do Jazzahead, Goetz Buhler, reduziram as inscrições para 20 de todos os cantos do continente antes de selecionar os três últimos que são: Alune Ward (Senegal); Afro4Band (Nigéria) e Christine Kamau (Quénia).

Também pela primeira vez, existirá um expositor guarda-chuva dedicado a JAZZ FROM ÁFRICA onde artistas, promotores, imprensa participarão e estarão disponíveis para se encontrar com partes interessadas.

 “Tenho a honra de fazer parte deste projecto inaugural JAZZ FROM AFRICA no Jazzahead! 2024. África tem uma herança musical rica e diversificada, e o jazz é um veículo poderoso para expressar as nossas histórias, tradições, e experiências contemporâneas. Este projecto é uma celebração do incrível talento dentro da comunidade africana de jazz, e estou ansioso por partilhar a nossa música com o mundo”, disse Chonguiça

Sobre Moreira Chonguiça:

Moreira Chonguiça é um saxofonista moçambicano de jazz conhecido pela sua abordagem inovadora à música, misturando ritmos tradicionais africanos com influências de jazz contemporâneo. Com uma carreira de mais de duas décadas, Moreira Chonguiça ganhou aclamação internacional pelo seu virtuosismo, reservando-o um lugar entre as principais figuras do cenário global do jazz

Website:  https://www.moreiramusic.com

 Sobre Jazzahead!:

Jazzahead! É uma feira e festival internacional anual de jazz que reúne músicos de jazz, profissionais da indústria, e entusiastas de todo o mundo. O evento serve como uma plataforma para networking, apresentando novos talentos, e celebrando o mundo dinâmico e diversificado do jazz. Jazzahead! promove o intercâmbio cultural e colaboração dentro da comunidade de jazz global. Este ano o país parceiro do Jazzahead é a Holanda.

O encontro oferece aos participantes a oportunidade para interagir, colaborar, desfrutar de painéis de discussões, e workshops, bem como experimentar 40 vitrines/exposições de artistas de jazz emergentes de todo o mundo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *