Cultura
Cidade de Quelimane acolhe a Feira Internacional do Livro em homenagem ao escritor Delmar Maia Gonçalves

A realizar-se na Catedral Velha, o evento irá homenagear o escritor, professor e divulgador da literatura moçambicana no estrangeiro, Delmar Maia Gonçalves.
A Feira Internacional do Livro de Quelimane vai-se materializar em diversas disciplinas artísticas. A música, o teatro, oficinas de escrita e leitura, debates, concursos literários, a celebração do centenário da artista plástica Bertina Lopes, palestras e outras atrações literárias.
Nesta quarta edição, a FLIQ 2024 tem como lema “Ler no Tempo o que está escrito no lugar” . Para o efeito, a programação dos três dias do evento inclui sessões de conversas, debates, feiras e lançamentos de livros com os seguintes autores: Ernesto Moamba, Amosse Mucavele, Nelson Lineu, Rungo Novela, Hélder Andrade, Eric Muguliua e Antónia Rosa e Pedro Napido.
Para Nelson Lineu, homenagear Delmar Maia Gonçalves, significa reconhecer o trabalho do escritor na literatura e pelo que tem feito em Portugal e pela cultura moçambicana.
O escritor nascido em Quelimane destaca-se como divulgador da literatura moçambicana no estrageiro, organizando recitais de poesia moçambicana, publicando obras de autores moçambicanos que vivem em Moçambique e no estrageiro, promove distinções de moçambicanos nos prémios que vão surgindo em Portugal e Brasil, convida moçambicanos a publicarem nas edições CEMD (Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora) e na Editorial Minerva.
O evento, que contará com mesas de debates, na Catedral Velha, decorrendo em simultâneo com actividades lúdicas e criativas para o público infanto-juvenil, lançamentos de livros, oficinas de leitura e pintura, sessões de autógrafos e palestras na UniLicungo, Universidade Eduardo Mondlane-Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras e Universidade Católica.