Eleições Gerais 2024
‘‘Não houve verdade Eleitoral’’ Fernando Mazanga vice-presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE)

Na sequência do anúncio dos resultados eleitorais de 2024, que proclamaram uma vitória retumbante para o partido FRELIMO e rebaixaram a RENAMO ao terceiro lugar, Fernando Mazanga, vice-presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), não poupou críticas. Em declarações contundentes, Mazanga chamou seus colegas da CNE de “incompetentes” e afirmou que não houve justiça eleitoral durante o processo.
Mazanga expressou sua indignação, acusando a FRELIMO de utilizar as eleições para “legitimar e perpetuar seu poder”. Segundo ele, as eleições foram manipuladas, comprometendo a democracia no país e desrespeitando a vontade do povo.
‘‘Não houve verdade elitoral. É uma mentira esta que aconteceu. Nós estamos a ter um problema sério de pretendermos perpetuar um regime com base numa eleição falsa. Não pode ser assim. Eu quero convidar os meus colegas da Comissão Nacional de Eleições para porem a mão na consciência. Não está se a respeitar a verdade eleitoral, não está a se respeitar as opiniões das minorias.’’ Disse.
Fernando Mazanga afirmou que não votou a favor dos resultados, considerando o processo uma “piada”. Ele criticou falhas desde o recenseamento e denunciou a coleta de cartões de eleitor sem ação da CNE.