Eleições Gerais 2024
Soluções para a tensão pós-eleitoral: Três dos quatro candidatos confirmam presença no encontro com Nyusi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, convocou para esta terça-feira, às 16 horas, uma reunião com os quatro candidatos à presidência nas eleições gerais de 9 de Outubro, em resposta ao clima de tensão que permeia o país. A convocação ocorre em meio à onda de manifestações organizadas por Venâncio Mondlane, que protestam contra os resultados eleitorais anunciados pela Comissão Nacional de Eleições(CNE), os quais declararam vitória da Frelimo e de Daniel Chapo, com 70% dos votos.
Entretanto, os três dos quatro candidatos à ponta vermelha, nomeadamente, Lutero Simango (MDM), Daniel Chapo (Frelimo), e Ossufo Momade (Renamo) já confirmaram a sua presença, apenas Venâncio Mondlane não confirmou.
O presidente do partido MDM, Lutero Simango disse há dias, que fará parte do encontro para o bem do país, apesar de não ter avançado a sua agenda. O mesmo sucedeu com Ossufo Momade, que depois de tanta discussão com os seus membros, sobre suposto boicote da reunião com o chefe de Estado, acabou aceitando. Ontem (25) a Frelimo enviou um comunicado que confirma a presença de Daniel Chapo.
Lembre-se que, há dias, Mondlane mostrou interesse em fazer parte do encontro, mas a sua participação estaria sujeito a resposta dos pontos de agendas que os enviou à presidência da república, que até hoje (dia de encontro), não foram respondidos.
De entre os pontos apresentados por Mondlane, está a reposição da verdade eleitoral, indemnizações às famílias das vítimas da acção policial, responsabilização dos actores dos assassinatos contra os manifestantes entre outros.
Todavia, o partido PODEMOS avançou que, Venâncio Mondlane, poderá, eventualmente, participar no encontro através de videoconferência, devido a questões de segurança.
Agostinho Miguel