Política
Ossufo Momade promete desenvolver Niassa

Numa promessa firme e detalhada, Ossufo Momade, candidato presidencial da Renamo, anunciou nesta quinta-feira (05), um plano ambicioso de desenvolvimento para Meponda, Posto Administrativo situado a 60 km da capital provincial, Lichinga, no Niassa. Durante um comício realizado em Lichinga, Momade destacou que Meponda, com economia que se baseia principalmente na pesca e na agricultura, precisa de um impulso significativo para superar os desafios que enfrenta.
Momade revelou um plano abrangente para transformar Meponda num centro de crescimento regional, prometendo investimentos em infraestrutura, educação e serviços de saúde.
“Nós vamos vencer as eleições e queremos desenvolver Meponda. Vamos investir na educação, na criação de empregos para que os nossos jovens tenham emprego. Precisámos de melhorar as condições de saúde para a população, construindo melhores hospitais e remunerar bem os nossos enfermeiros e médicos para que a população seja bem atendida”, declarou Momade.
Além do seu compromisso com Meponda, o candidato presidencial também abordou a questão dos megaprojetos no Niassa. Momade afirmou que, se vencer as eleições no próximo dia 9 de Outubro, buscará renegociar contratos relacionados a grandes projectos na província.
“Nós, quando chegarmos à presidência, vamos renegociar os megaprojectos para podermos beneficiar os moçambicanos. O gás existente em Inhambane vai à África do Sul, extraído aqui e pouco nos beneficia. Os megaprojectos instalados na província de Cabo Delgado também não beneficiam os moçambicanos. Então, nós vamos mudar isso. Só um punhado de gente enriquece em Moçambique. Enquanto isso, a maioria fica na pobreza. Temos de acabar com isso. Nós prometemos que vamos renegociar os megaprojectos”, afirmou.
Momade também enfatizou a importância de ouvir as necessidades e preocupações da população local, prometendo criar canais de diálogo para que os cidadãos possam participar ativamente nas decisões que afectam suas vidas.
O candidato da Renamo tem trabalhado para consolidar seu apoio no Niassa e em outras regiões do país, apresentando propostas específicas e realistas para abordar os desafios locais. As eleições presidenciais estão marcadas para 9 de outubro, e a promessa de Momade de transformar Meponda e reformar contratos de megaprojetos poderá ser um factor decisivo para eleitores em busca de mudança e progresso. (Lourenço Soares)