Connect with us

Política

Daniel Chapo promete criar “ cidades temáticas ”

blank

Publicado há

aos

blank

O candidato presidencial do partido Frelimo, Daniel Francisco Chapo promete criar cidades temáticas, com vista a alavancar a economia nacional, caso vença as eleições gerais agendadas para dia 9 de Outubro próximo.

Segundo Chapo, as cidades temáticas, serão criadas no âmbito da descentralização em curso no país, e visam potenciar as regiões através das receitas locais, rumo à independência económica.

“As cidades de Nampula e Nacala merecem este estatuto de cidades temáticas ou autónomas, porque têm condições económicas para o efeito. Aliás, a província de Nampula é considerada celeiro do país, daí que merece esta posição ”, frisou.

Daniel Chapo que também é Secretário Geral da Frelimo, promete reactivar as fábricas que neste momento encontram-se inoperacionais, com vista a minimizar o problema de desemprego no seio da juventude.

“Queremos garantir que o meu governo vai reactivar todas as indústrias que se encontram inoperacionais. Temos o exemplo de Matanusca, em Monapo, pretendemos reforçá-la de modo que esta firma e demais, possa gerar mais postos de emprego para jovens. Aliás, no distrito de Nacala-A-Velha onde fui administrador distrital, criámos mais de cinco mil postos de emprego, daí que sou motorista com larga experiencia”,sublinhou.

Daniel Chapo assegurou ainda que o seu governo vai apostar no auto-emprego através da criação de Institutos Técnicos Profissionais, para albergar jovens que concluírem o ensino básico.

“Estamos cientes da existência de jovens que concluíram a 12ª classe mais os seus progenitores, bem como a eles próprios, não têm condições para dar continuidade aos seus estudos. Com a Frelimo e o seu candidato no poder, vamos criar Institutos Técnicos Profissionais, de modo que os nossos jovens tenham habilidades nas áreas de eletricidade, canalização, construção entre outras áreas do saber fazer”, prometeu.

Outro problema que apoquenta a camada juvenil, segundo Chapo, prende-se com a falta de habitação. O candidato da Frelimo à “Ponta Vermelha” promete mobilizar fundos para a construção de casas para jovens.

“Nós conhecemos os problemas da nossa população. Os jovens para além da falta de emprego, tem a habitação como maior desafio. Por isso, queremos prometer que vamos criar condições para que os jovens tenham casas, mediante a renda, ou ainda casas próprias, porque pensamos em distribuir mais espaços habitacionais”, precisou.

Corrupção

Numa outra vertente, Daniel Chapo jura de pés juntos, combater a corrupção nos diferentes sectores de actividades, com ênfase para a Educação e Saúde.

“Tenho acompanhado com muita tristeza o que acontece nas nossas maternidades. As nossas mães têm estado a pagar dinheiro para dar parto. Ademais, muitas tem medo de aproximar as unidades sanitárias porque não tem dinheiro. Aliás, estas cobranças aumentam a tristeza das parturientes. Mas com o governo de Chapo, não vai acontecer”, avisou.

Infraestruturas

No capítulo de infra-estruturas, o candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, promete construir três (3) unidades sanitárias nos povoados de Namachilo, Naburi e Namigonha, ao nível do distrito de Nampula.

“Para além de Hospital Geral de Nampula que se encontra em obras na sua recta final, prometemos construir mais três 3 centros de Saúde, nos povoados de Namachilo, Naburi e Namigonha, para desanuviar a pressão que se verifica no Hospital Central de Nampula”, prometeu

Daniel Chapo disse que no seu manifesto eleitoral, a Educação ganha espaço, daí que promete construir mais escolas, principalmente, as secundárias para colmatar a problemática do rácio professor-aluno.

“As nossas turmas andam super lotadas, vamos criar condições para acabar com esta problemática que passa necessariamente pela construção de mais escolas secundárias. Aliás, com a entrada em funcionamento delas, muitos alunos vão deixar de percorrer longas distâncias para estudar”, ressaltou.

Daniel Chapo falava esta sexta-feira (20 ) na cidade de Nampula, por sinal, o último ponto escalado por este, no âmbito da caça ao voto no maior círculo eleitoral do país. (Agostinho Miguel)

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *