Política
Em Gaza: Formação de Membros de Mesas de Voto (MMV), começa neste Domingo

A província de Gaza, no sul do país, se prepara para iniciar no próximo domingo (22) a formação de mais de 13.954 Membros de Mesas de Voto (MMV), para fazer face às eleições presidenciais, legislativas e das Assembleias provinciais marcadas para 9 de Outubro próximo.
A capacitação é promovida pelo Secretariado de Administração Eleitoral daquela província e visa assegurar um processo eleitoral transparente e eficiente.
O processo de formação envolverá aproximadamente 837 formadores provinciais, que serão distribuídos pelos 14 distritos da província.
Esses formadores têm a responsabilidade de capacitar os MMV, tidos como peças fundamentais para garantir a ordem e a legalidade nas mesas de votação. A formação dos formadores começou no dia 17 de setembro e se estenderá até o dia 21, sob a supervisão de 61 formadores nacionais, com experiência em processos eleitorais.
Breve contextualização
Gaza conta atualmente com 1.198.262 eleitores inscritos. O distrito de Chókwè se destaca, registando o maior número de eleitores, com cerca de 229.825 e é seguido por Chibuto que possui 191.089 inscritos, enquanto Xai-Xai, a capital provincial, tem aproximadamente 150.571 eleitores.
Mesas das Assembleias de Voto.
O STAE planeja estabelecer cerca de 1.934 Mesas das Assembleias de Voto em toda a província. Os distritos que apresentarão o maior número de mesas incluem, chókwè com 331 mesas, 298 mesas em Chibuto e por último, a capital da província, cidade Xai-Xai contará com 218 mesas.
Enquanto que, o distrito de Massagena, com 13.387 eleitores, terá 36 mesas, representando assim, o menor número na província.
Supervisão e Transparência
Para garantir a transparência do processo eleitoral, a província de Gaza credenciou 519 observadores e 110 jornalistas. Esses observadores desempenharão um papel vital na fiscalização do processo, assegurando que todas as etapas sejam realizadas de acordo com as normas estabelecidas.
Com a formação dos Membros de Mesas de Voto em andamento, a província de Gaza está se preparando para um processo eleitoral que busca ser exemplar em termos de organização e transparência. A participação ativa da comunidade, dos formadores e dos observadores é essencial para o sucesso das eleições, refletindo a vontade do povo e contribuindo para a consolidação da democracia no país. (Lourenço Soares)