Connect with us

Política

Frelimo sem data para escolha dos pré-candidatos às eleições gerais de Outubro

blank

Publicado há

aos

blank

Está cada vez mais visível, o adiantamento da eleição dos pré-candidatos do partido Frelimo às eleições gerais, em substituição do actual presidente desta formação política, Filipe Nyusi, cujo mandato termina ainda este ano.

A duas semanas da realização da sessão do Comité Central do partido Frelimo agendada para os dias 4 e 5 de Abril próximo, algumas vozes do partido dizem que, este ponto não constitui prioridade, numa altura em que a Comissão Nacional de Eleições, (CNE), marcou os dias 13 de Maio e 10 de Junho deste ano, a entrega de candidaturas por parte dos partidos políticos e grupos de cidadãos proponentes.

O membro da Comissão Política do partido Frelimo e chefe da brigada central de assistência à província de Nampula, Fernando Faustino, afirmou de viva voz que esta organização partidária não está preocupada em eleger o seu candidato para as eleições gerais e acrescentou que, só o fará assim que se justificar.

Para Fernando Faustino, o partido dos camaradas ainda está à procura do perfil adequado para suceder o actual chefe de Estado, Filipe Nyusi, o qual irá conduzir os destinos do país, no próximo quinquênio.

 “A Frelimo está a procura do perfil que vai além das preocupações das populações. Queremos um candidato a altura de responder os actuais desafios. Um candidato que pensa para o povo”, frisou Faustino que também é Secretário-Geral, da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, (ACLIN), uma das organizações sociais do partido Frelimo.

O veterano reconheceu que o país está a enfrentar desafios a vários níveis, cuja solução requer um candidato interessado no desenvolvimento do país. Faustino teceu estes comentários em Nampula, onde esteve numa visita de trabalho ao maior círculo eleitoral do país, com objectivo de oficializar o gabinete de preparação de eleições presidenciais legislativas e das assembleias províncias que se avizinham.

Na ocasião, ele exortou aos membros e simpatizantes desta formação política a aderirem em massa aos postos de recenseamento eleitoral em curso para garantir a vitória da Frelimo no escrutínio de 9 de Outubro. Acrescentou que, para a concretização do objectivo, requer de união e espírito de concórdia entre os camaradas, buscando estratégias convincentes ao eleitorado a depositar confiança no partido de “batuque e maçaroca”.

O chefe da brigada central de assistência à província de Nampula sublinhou que a Frelimo está preocupada com terrorismo em Cabo Delgado e pede maior vigilância à população particularmente os deslocados a denunciar às autoridades policiais, quaisquer movimentações de indivíduos com agendas obscuras.

Enquanto o partido Frelimo, ainda continua a manter nos segredos dos deuses os seus pré-candidatos, alguns membros da Renamo, lançaram publicamente a sua pretensão de concorrer nas eleições internas do partido a serem realizadas no Congresso Nacional marcado para 15 e 16 de Maio. Dos nomes sonantes, destacam-se, Venâncio Mondlane, Elias Dhlakama, Juliano Picardo e o presidente da Renamo, Ossufo Momade, que viu o seu mandato expirado a 17 de Janeiro do ano em curso.

Recorde-se que, a marcação deste Congresso resulta de uma decisão do tribunal judicial da cidade de Maputo, após Venâncio Mondlane, ter submetido uma providência cautelar contra o seu líder, Ossufo Momade, por alegadamente estar agir contra os estatutos do partido da perdiz.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *