Connect with us

Política

Luís Giquira diz que níveis de abastecimento de água em Nampula não são encorajadores

blank

Publicado há

aos

blank

O abastecimento na cidade de Nampula está longe de satisfazer a demanda populacional, facto que faz com que o governo continue a redobrar esforços para solucionar o problema. Actualmente, a necessidade de água na autarquia de Nampula é de 120 mil metros cúbicos e o abastecimento está situado em apenas 30 por cento.

Segundo o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Luís Giquira, estes níveis não são encorajadores e requerem um redobrar de esforços de cada um, dai que, a edilidade colocou no topo das suas prioridades, a questão de abastecimento deste precioso líquido aos munícipes.

Giquira disse na ocasião, que a sua equipa, tem uma recomendação clara em relação a este aspecto e nos próximos dias, vai fazer abertura de furos de água nos mercados de Matadouro, Waresta, de Peixe, mais conhecido como mercado dos belenenses e nos bairros e zonas de Natikiri, Marrere, Namicopo, Namiepe, Nampaco, Mutauanha, Mapara e Paióis.

“Igualmente serão construídos dois sistemas de abastecimento de água em Mucuage e Cossore, e nesta componente, iremos assistir equipas nos nossos bairros a fazerem pesquisa para identificar locais onde se pode encontrar a água, por isso, pedimos que sejam acarinhadas e apelamos que colaborem com elas porque só assim, podemos conseguir fazer os furos” disse.

Giquira falava na Unidade Comunal de Napacala, bairro de Mutava Rex, no Posto Administrativo de Namicopo, local que acolheu as celebrações do dia mundial de água que se celebra em cada 22 de Março, sob o lema do ano “água para paz e desenvolvimento”, onde apelou para a necessidade do controlo e utilização sustentável deste líquido.

“O dia mundial da água é celebrado anualmente a 22 de Março, com objectivo de chamar atenção para a importância da água doce e defender uma utilização e controlo sustentáveis deste líquido” começou.

Na altura, disse ainda que o mundo compreendeu que existe uma interconexão entre a água, a segurança, o desenvolvimento sustentável e a paz mundial e assimilou também que a água desempenha um papel na estabilidade das comunidades de todas regiões.

“Na verdade, o tema água para paz e desenvolvimento pretende destacar os benefícios da gestão dos recursos hídricos, enquanto instrumentos para paz, apresentando mecanismos e ferramentas eficazes, na denominação de cooperação e preservação de conflitos, porque quando a água é escassa, poluída ou quando as pessoas têm acesso desigual, pode aumentar-se as tensões entre as comunidades” disse Giquira.

Entrega de furos de água de Vahanle

Para complementar as celebrações do dia mundial da água, o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, fez a inauguração e entrega de três furos de água, sendo dois no Posto Administrativo de Namicopo, nas zonas de Namiepe e Napacala e um no Muhala.

Segundo o edil, a construção destes três fontes de água, é fruto dos impostos pagos pelos munícipes da autarquia, dai que deixou um apelo, no sentido de os beneficiários cuidarem das infraestruturas e todos citadinos continuarem a pagar os impostos porque estes, são importantes para a continuidade na ajuda às comunidades.

“Caros munícipes, todos nós precisamos de água e temos de cuidar estes nossos empreendimentos, para que durem mais tempo a nos ajudar com o abastecimento”, apelou.

Numa entrevista com jornalistas, o autarca considerou a entrega desses três furos “construídos na governação de Vahanle”, como um símbolo de trabalho, porque foi uma das suas promessas durante a campanha eleitoral. “Foi uma das nossas promessas de tentar minimizar o sofrimento da nossa população em relação a este líquido precioso. Estamos a entregar três furos coincidentemente no dia mundial da água, mas também poderia ser em dia comum, e acreditamos que num futuro breve, ainda vamos proporcionar mais água para os nossos munícipes” disse.

Questionado sobre o investimento para a construção destas infraestruturas, Giquira disse ser o de menos, porque para ele, o importante é dar água às populações. Para além de entrega destes três furos de água, a edilidade ofereceu na comunidade de Napacala, mais de dez baldes de 100 litros de água a famílias necessitadas, principalmente aos idosos.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *