Connect with us

Sociedade

EDM conecta novos postos administrativos nas províncias de Nampula e Zambézia

blank

Publicado há

aos

blank

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou um avanço no projecto de expansão da rede eléctrica nacional, com a ligação dos postos administrativos de Calipo, no distrito de Mogovolas, província de Nampula, e Regone, no distrito de Namarroi, província da Zambézia. As novas conexões foram concluídas na última semana de março, beneficiando cerca de mil domicílios nos dois postos administrativos.

O investimento total nas obras foi de 200 milhões de meticais (cerca de 3,1 milhões de dólares), sendo 117 milhões aplicados em Calipo e 83 milhões em Regone, inteiramente financiados pelo orçamento do Estado moçambicano. As actividades fazem parte do projecto “Energia para Todos”, uma iniciativa da EDM em parceria com o Fundo de Energia (FUNAE), cujo objectivo é garantir o acesso universal à energia eléctrica até 2030, conforme estabelecido na Estratégia Nacional de Electrificação (ENE) aprovada em 2018.

A obra de electrificação de Calipo foi concluída em 29 de Março e envolveu a construção de 34 quilômetros de linha de transmissão de média tensão a partir da cidade de Nametil, além da instalação de cinco transformadores e 120 postes de iluminação pública. Já em Regone, a conclusão ocorreu em 26 de março, com a construção de 25 quilômetros de linha de média tensão a partir da capital distrital de Namarroi.

Nos primeiros três meses de 2025, a EDM já superou suas metas iniciais, com a realização de 90 mil novas ligações domiciliares, o dobro do previsto para o período. Desde 2020, a empresa electrificou 73 postos administrativos, sendo 56 por meio da rede eléctrica nacional e 17 por fontes renováveis, como centrais hídricas, que contribuíram com 82,7% da electricidade gerada em 2023. No ano passado, foram estabelecidas mais de 560 mil novas ligações, elevando a cobertura energética nacional para 60%, um aumento significativo em relação aos 53,4% registados em 2023.

Com a electrificação de Calipo, 59 dos 70 postos administrativos de Nampula estão agora conectados à rede nacional, enquanto na Zambézia, o número chega a 43 dos 49 postos administrativos. A EDM reafirma o compromisso de electrificar todos os postos administrativos do país até 2030, mas alerta que o cumprimento da meta depende do combate à vandalização das infraestruturas e ao roubo de energia.

Além do avanço no acesso à electricidade, o Instituto Nacional de Estatística (INE) destacou que a produção de energia eléctrica no país aumentou 5,3% nos últimos cinco anos, passando de 18,7 mil Gigawatts-hora (GWh) em 2019 para 19,7 mil GWh em 2023. Esse crescimento contínuo é impulsionado principalmente pela geração a partir de fontes renováveis, consolidando o compromisso do país com a sustentabilidade e o desenvolvimento energético. (NGANI)

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *