Connect with us

Tech

Manifestações pós-eleitoral: Mais um apagão dos serviços de internet em Moçambique

blank

Publicado há

aos

blank

Depois de se ter registado há dias, interrupção dos serviços de internet, eis que, esta quinta-feira, Moçambique voltou a enfrentar limitações no acesso à internet, poucas horas antes do início da terceira etapa das manifestações convocadas por Venâncio Mondlane, candidato à presidência pelo partido PODEMOS. 

A situação gerou frustração, pois a queda da internet já havia ocorrido durante a segunda fase das manifestações. As três principais operadoras móveis do país, nomeadamente, Tmcel, Vodacom e Movitel, pediram desculpas publicamente pelos transtornos causados, compensando 2GB grátis.

A repetição do problema levanta preocupações sobre a estabilidade das infraestruturas de telecomunicações em momentos críticos, obrigando os cidadãos a buscar alternativas para se manterem conectados e informados. 

Diante da interrupção, muitos moçambicanos recorreram ao uso de Redes Privadas Virtuais (do inglês, Virtual Private Network) VPNs, recomendado igualmente por Venâncio Mondlane, para galvanizar as suas aspirações de salvar Moçambique.

De frisar que o uso de VPNs carrega consigo alguns riscos de privacidade com ênfase para a fuga de informações,  situação que coloca em causa a segurança cibernética dos usuários. (Victor Xavier)

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *