Sociedade
Tzu Chi Moçambique reforça apoio a famílias realojadas em Matutuíne

A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique reafirmou, esta quarta-feira (15), o seu compromisso em apoiar famílias que perderam tudo devido às intempéries que afectaram a cidade e província de Maputo nos últimos anos.
Durante uma visita ao centro de realojamento de Matutuíne, a fundadora da organização, Denise Foi, acompanhada por uma equipa de voluntários, visitou 100 famílias reassentadas num espaço de 11 hectares cedido pelas autoridades locais. Estas famílias foram obrigadas a abandonar as suas casas após as chuvas intensas de 2022 e continuam a enfrentar sérias dificuldades de subsistência.
“Desde o primeiro momento temos apoiado estas famílias com alimentos básicos todos os meses. São pessoas que perderam tudo e ainda enfrentam desafios diários ligados à alimentação e ao saneamento”, explicou Denise Foi.
Nos últimos três anos, a Tzu Chi Moçambique disponibilizou mais de duas toneladas de produtos alimentares para mitigar o sofrimento das populações afectadas pelas intempéries. Apesar do apoio contínuo, a falta de água continua a ser o principal obstáculo para o cultivo agrícola e a sustentabilidade das famílias.
“Queremos incentivar estas famílias a produzirem os seus próprios alimentos, mas para isso precisamos resolver o problema da água”, sublinhou Foi, garantindo que a fundação, em coordenação com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) e as autoridades municipais, irá reforçar as acções de assistência e reabilitação.
Com este gesto, a Tzu Chi Moçambique reforça a sua missão de cuidar com compaixão e reconstruir esperanças, apoiando comunidades que ainda lutam para se reerguer após as calamidades climáticas.