Economia
BAD assina Mecanismo de Garantia de Transações de 15 milhões de dólares com o Banco NMB do Zimbábue

O mecanismo oferece até 100% de cobertura aos bancos confirmadores, mitigando eficazmente os riscos de não pagamento associados às transações comerciais do NMB numa análise individual por transação
O Banco Africano de Desenvolvimento (https://www.AfDB.org/) e o NMB Bank Limited Zimbabwe (NMB) assinaram um Mecanismo de Garantia de Transações de Financiamento do Comércio no valor de 15 milhões de dólares para desbloquear oportunidades de financiamento do comércio para as pequenas e médias empresas do Zimbabué e para as cadeias de valor do agronegócio e da distribuição comercial.
A assinatura teve lugar a 7 de março, na sede do NMB, em Harare. Estiveram presentes Moono Mupotola, Diretora Nacional do Banco Africano de Desenvolvimento, e Gerald Gore, Diretor Executivo do NMB. O conselho de administração do Banco Africano de Desenvolvimento aprovou o projeto em novembro de 2023.
O mecanismo oferece até 100% de cobertura aos bancos confirmadores, mitigando eficazmente os riscos de não pagamento associados às transações comerciais do NMB numa análise individual por transação.
O mecanismo foi concebido para apoiar o comércio entre o Zimbabué e outros países africanos e com os mercados estrangeiros, diminuindo significativamente o risco para as instituições financeiras internacionais que se envolvem ativamente em atividades de financiamento do comércio com empresas do Zimbabué.
A representante residente do Banco Africano de Desenvolvimento no Zimbabué, Moono Mupotola, afirmou, no final da cerimónia: “O Banco Africano de Desenvolvimento está empenhado em apoiar o desenvolvimento do setor privado no Zimbabué. Este é um passo significativo no apoio ao crescimento e à competitividade das empresas do Zimbabué. Ao reduzir o risco e facilitar o acesso ao financiamento do comércio, estamos a capacitar as PME e as empresas locais para participarem mais ativamente no comércio regional e internacional”.
As PME enfrentam frequentemente dificuldades no acesso ao financiamento do comércio em comparação com as suas congéneres de maior dimensão. Esta iniciativa aborda diretamente esta lacuna, promovendo um ambiente empresarial mais dinâmico e inclusivo no Zimbabué.
Gerald Gore, Diretor Executivo do NMB Bank, sublinhou a importância do acordo para o desenvolvimento económico do Zimbabué. “Este mecanismo será fundamental para permitir ao NMB prestar apoio financeiro crucial ao comércio a um leque mais vasto de empresas do Zimbabué. Isto não só irá desbloquear novas oportunidades comerciais, como também contribuirá para a criação de emprego e para o crescimento económico”, afirmou.
Em dezembro de 2023, o conselho de administração do Banco aprovou uma linha de crédito de financiamento comercial de 20 milhões de dólares para a Central Africa Building Society (CABS).
O projecto está alinhado com o documento de estratégia nacional do Banco para o Zimbábue 2024-2026, que dá prioridade ao desenvolvimento do sector privado. Está também alinhado com várias prioridades da Visão 2030 do Zimbábue, que visa transformar o país numa sociedade próspera e robusta de rendimento médio-alto até 2030.