Política
Presidente Daniel Chapo promove oficiais das Forças Armadas

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, procedeu esta quarta-feira (16) à promoção de vários oficiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), da Polícia da República de Moçambique (PRM) e da Guarda Penitenciária, através de Despachos Presidenciais emitidos sob proposta dos respectivos ministros e com parecer favorável do Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS).
De acordo com a Presidência da República, o Coronel Colane Assane foi promovido ao posto de Brigadeiro nas Forças Armadas, no âmbito das competências que cabem ao Chefe do Estado segundo o Estatuto do Militar das FADM.
No mesmo despacho, e com base no Estatuto Orgânico da PRM, o Presidente Chapo promoveu à patente de Adjunto do Comissário da Polícia, na classe de Comissários, os Superintendentes Principais Rosário Miquitaio e Valentim José Chiconela.
Ainda no mesmo exercício, e em conformidade com a Lei que cria o Serviço Nacional Penitenciário, o Chefe do Estado determinou a promoção dos Superintendentes-Chefe Jaime Manel Muriezai e Yazalde Viana Serafina de Sousa à patente de Primeiro-Adjunto do Comissário da Guarda Penitenciária, na classe de Oficiais Comissários.
As promoções, que abrangem três ramos fundamentais da defesa e segurança do Estado, visam reconhecer o mérito e o compromisso dos oficiais que se têm distinguido no cumprimento das suas missões e reforçar a liderança e disciplina institucional nas respectivas corporações.