Sociedade
Polícia detido após ser baleado quando tentava roubar em Nacala
Um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM), acusado de liderar uma quadrilha de assaltantes no distrito de Nacala-Porto, foi baleado com gravidade na última semana de Setembro, quando tentava perpetrar mais um assalto.
Segundo as autoridades, o agente, que se encontra hospitalizado, dirigia um grupo composto por sete elementos, envolvido em assaltos em vários pontos da cidade portuária, recorrendo a instrumentos contundentes e armas brancas.
A porta-voz do Comando Provincial da PRM em Nampula, Rosa Chaúque, confirmou o caso e assegurou que o agente será responsabilizado disciplinar e criminalmente.
“O referido membro da corporação encontra-se no hospital da cidade de Nacala a receber cuidados médicos. O comando vai tomar todas as medidas cabíveis contra este agente, instaurando os devidos processos. A Polícia da República de Moçambique não compactua com acções criminosas praticadas por seus efectivos”, afirmou.
Chaúque frisou que a corporação “distancia-se de qualquer agente que se envolva em práticas ilícitas, porque está em causa a imagem da própria polícia”. De acordo com informações preliminares, o agente terá sido alvejado por seguranças de uma empresa privada durante uma tentativa de assalto.
As autoridades continuam a investigar o caso e garantem que os restantes membros do grupo também serão responsabilizados judicialmente.