Sociedade
Margarida Talapa vítima de golpe online

O gabinete da presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, divulgou nesta quarta-feira (22) a existência de duas contas fraudulentas no Facebook, criadas em nome de Adamugi Bachir A. Mazeze e Baptista Adriano, que alegadamente se apresentam como filho e motorista da líder parlamentar.
De acordo com o comunicado oficial, citado pela Carta de Moçambique, as contas têm sido utilizadas para solicitar apoios financeiros em nome da presidente do parlamento e dos supostos titulares, prática considerada ilegal e enganosa. “Sua Excelência Margarida Adamugi Talapa não possui e nunca possuiu nenhuma conta nas redes sociais, em particular no Facebook”, esclarece a nota.
O gabinete também enfatizou que não existe qualquer vínculo familiar com Adamugi Bachir A. Mazeze, nem relação laboral com Baptista Adriano. A Assembleia da República repudiou o uso do nome da presidente para fins ilícitos e alertou o público para redobrar a atenção diante de falsificações de identidade e manipulação digital.
O comunicado informa ainda que a instituição está a cooperar com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (INTIC), com o objetivo de identificar e responsabilizar criminalmente os autores das contas falsas.
O gabinete conclui com um apelo à população para que denuncie qualquer prática que prejudique a imagem da presidente e das instituições do Estado, lembrando que a criação e utilização de contas falsas nas redes sociais constitui crime, conforme a legislação moçambicana vigente.