Connect with us

Sociedade

De reserva ao comando | Sérgio Age regressa para liderar a PRM em Nampula

blank

Publicado há

aos

blank

Depois de ter sido mandado à reserva, Sérgio Faustino Mamure Age regressa à linha da frente da Polícia da República de Moçambique (PRM). O oficial foi empossado nesta semana como novo comandante provincial da corporação em Nampula, em substituição de João Mário Mupuela, que segue para dirigir a Polícia na província de Manica.

A cerimónia de posse foi dirigida pelo ministro do Interior, Paulo Chachine, que aproveitou a ocasião para apelar aos novos dirigentes a valorizarem a colaboração das comunidades como chave para o êxito das suas missões. “Nos territórios onde irão trabalhar, a informação das comunidades há-de ser relevante para o sucesso da vossa missão”, sublinhou o governante.

O regresso de Sérgio Age à activa encerra um capítulo singular da sua carreira. Após ter comandado as províncias de Tete, Zambézia e Manica, o oficial foi afastado e colocado na reserva. Inconformado, recorreu da decisão e acabou por ser “resgatado”, voltando agora ao comando na sua província natal — um retorno que simboliza tanto reabilitação quanto confiança renovada da instituição.

Além de Nampula, a reestruturação da PRM abrangeu várias províncias. Joana da Glória Zaqueu Milice assume o comando de Inhambane; Beatriz Zacarias Tichala passa a liderar a corporação em Sofala; João Mário Mupuela transfere-se para Manica; e Victor José Raimundo Novela segue para Niassa.

Foram igualmente empossados Verónica Horácio Kuemba e Ernesto Timóteo Madungue como comandantes-adjuntos para os ramos da Polícia da Ordem e Segurança Pública e da Polícia Costeira, Lacustre e Fluvial, respetivamente, bem como Esperança Fernando Calisto, que passa a chefiar a Escola de Sargentos da Polícia.

Já nesta quinta-feira (23), o comandante-geral da PRM, Joaquim Sive, apresentou Sérgio Age ao efectivo de Nampula, marcando oficialmente o início do novo ciclo de liderança da corporação na província.

Com a sua nomeação, a PRM em Nampula ganha um comandante experiente, forjado em múltiplos contextos e agora motivado a retribuir à terra que o viu nascer — e onde o fardamento volta a ser a sua segunda pele.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *