O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira, em Lisboa, que pretende viver de forma “inteiramente diferente” os Jogos Olímpicos de 2028, ano em que deixará o cargo e estará a lecionar como professor convidado na Califórnia.
O chefe de Estado falava durante um encontro promovido pelo Comité Olímpico de Portugal, num restaurante da capital, onde condecorou vários atletas medalhados. No discurso, Marcelo revelou que, a partir de 2028, terá liberdade total para acompanhar mais de perto o desempenho da delegação portuguesa.
“Vou ser professor convidado na Califórnia e, portanto, junta-se o útil ao agradável: estarei lá a ensinar e, ao mesmo tempo, terei uma oportunidade única e privilegiada para, com mais tempo, ver mais modalidades e apoiar os nossos atletas”, afirmou.
Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda que os Jogos Olímpicos de 2028 representam “uma aposta estratégica” do Governo liderado por PSD/CDS-PP. Manifestou também confiança de que o próximo Presidente da República, que tomará posse a 9 de março do próximo ano, testemunhará “um salto enorme na presença olímpica portuguesa”.
O chefe de Estado adiantou que tem abordado regularmente este tema com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, nas reuniões semanais, sublinhando “o entusiasmo” do líder do Governo relativamente ao projecto olímpico como “o sinal mais forte” de que pretende cumprir pelo menos quatro anos de mandato.

