Governo cria gabinete para coordenar Linha Férrea Norte-Sul

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
blank

O Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira (17), a Resolução que cria o Gabinete de Coordenação do Projecto da Linha Férrea Norte-Sul, uma estrutura técnica que passa a liderar a implementação daquela que é considerada uma das infra-estruturas estratégicas para a interligação territorial de Moçambique.

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, no fim da sessão do órgão, tendo explicado que o novo gabinete terá a missão de assegurar a ligação ferroviária contínua entre as diferentes regiões do país, com impacto directo na dinamização da economia nacional.

Segundo Impissa, a estrutura será responsável por promover, desenvolver e coordenar todas as fases do projecto, desde a realização de estudos de viabilidade técnica, económica e financeira, até à mobilização de financiamento e supervisão de concursos públicos.

O gabinete deverá igualmente garantir a condução de estudos de impacto ambiental e social, prestar assessoria técnica ao Governo e assegurar que o projecto observe as normas legais, ambientais e sociais em vigor no país.

Com a criação desta entidade, o Executivo pretende acelerar a materialização da Linha Férrea Norte-Sul, vista como fundamental para ligar polos estratégicos de produção agrícola, industrial, mineira e turística, além de reforçar a unidade nacional e a integração regional. Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *