Connect with us

Sociedade

Projecto habitacional para Jovens: Governo reitera o seu comprometimento em prover acesso à habitação condigna

blank

Publicado há

aos

blank

Em resposta à crescente demanda por habitação adequada e sustentável no país,o Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, lançou hoje(02), no bairro da Costa do Sol, em Maputo, um Projecto Habitacional para Jovens denominado “Cidade Jovem”. Uma iniciativa orçada em mais de dois bilhões de dólares e voltada principalmente para a população jovem.

O projecto visa a construção de cerca de 6 mil unidades habitacionais, adaptadas às diferentes faixas de renda da população. A execução ficará a cargo do grupo chinês Phoenix International, que tem experiência na realização de grandes empreendimentos imobiliários, como o conjunto habitacional de Talatona, em Luanda.

O projecto a ser implementado no bairro da Costa do Sol, em Maputo, está previsto para ser concluído em dois anos e meio. Durante a fase de construção, espera-se a criação de aproximadamente 25 mil postos de trabalho, o que terá um impacto significativo na redução da pobreza, principalmente entre as famílias locais.

Em seu discurso, o Presidente da República, Daniel Chapo, destacou que o “Cidade Jovem” reflecte o compromisso do Governo em fornecer moradia de qualidade a preços acessíveis para os jovens moçambicanos, principalmente aqueles em início de carreira ou que estão formando suas famílias.

“Este projecto é uma promessa cumprida, destinada a oferecer um lar digno e acessível a quem mais precisa, e faz parte de uma política habitacional nacional que visa a inclusão e a redução das desigualdades sociais”, afirmou Chapo.

Além das 6 mil casas, o projecto contempla a construção de diversas infraestruturas de apoio, como centros comerciais, espaços de lazer, incluindo uma torre panorâmica para observação de toda a cidade de Maputo, um centro de saúde, campos desportivos, e zonas de passeio.

blank

A preservação ambiental também é uma prioridade, com medidas para proteger as lagoas da região e transformá-las em espaços recreativos, como passeios de barco e áreas para crianças.

O projeto “Cidade Jovem” faz parte de uma política habitacional mais ampla que visa facilitar o acesso à habitação para todos os segmentos da população, com foco na juventude.

Na ocasião, Chapo reforçou ainda, que o projecto será replicado em outras regiões do país, sempre adaptado às necessidades e realidades locais.

“Nossa visão é expandir este modelo habitacional de qualidade para outras províncias, garantindo que, em cada local, as casas sejam acessíveis ao poder de compra da população”, explicou.

A iniciativa também inclui uma componente de responsabilidade social, com a Fenix International comprometendo-se a apoiar a comunidade local, especialmente os pescadores, com a oferta de equipamentos e recursos para melhorar a sua actividade econômica, como barcos, frigoríficos e veículos de transporte de pescado. (Redação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *