Connect with us

Economia

Banco de Moçambique garante: o país está com o dinheiro seguro

blank

Publicado há

aos

blank

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse esta quarta-feira (5), na cidade de Pemba, que o país continua com boas reservas de dinheiro guardado — o que dá segurança à economia e ajuda o metical a manter o seu valor.

Zandamela falava na abertura do encontro anual do Banco de Moçambique, que este ano celebra 50 anos de existência. O encontro juntou vários técnicos e chefes do banco central para discutir o futuro da economia do país.

O Governador explicou que, apesar das dificuldades, o país está a recuperar devagar e os preços estão mais estáveis. Disse ainda que Moçambique tem reservas internacionais “em níveis confortáveis”, ou seja, há dinheiro suficiente guardado para comprar produtos do estrangeiro e proteger o país em caso de crise.

Segundo Zandamela, o sistema financeiro nacional está forte. Cada vez mais pessoas usam contas bancárias e pagamentos por telefone, e os bancos estão mais preparados para proteger os clientes.

O dirigente lembrou também que Moçambique saiu recentemente da “lista cinzenta” — uma lista internacional de países suspeitos de facilitar crimes financeiros —, o que mostra que o país está a trabalhar com seriedade e transparência.

Zandamela terminou a sua fala com agradecimentos aos trabalhadores do banco e com palavras de esperança: “Temos confiança no futuro do nosso país”, disse, em português e também em línguas locais: “Koshukuro! Assante sana! Muito obrigado!”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *