Política
Abiba Aba Linha promete melhorar e alocar medicamentos nos Postos e Centros de Saúde

A Cabeça de Lista a Governadora da Província de Nampula e delegada Política Provincial do Partido RENAMO, Abiba Aba Linha, garantiu esta terça-feira (20), na localidade de Chihire, posto administrativo de Itoculo, à 75 Quilómetros da vila sede do Distrito de Monapo, que caso ganhe as eleições de 9 de Outubro do presente ano, irá melhorar as infraestruturas hospitalares e alocação de medicamentos e equipamentos médico cirúrgico em todas as unidades sanitárias daquele distrito e província no geral.
Esta promessa acontece numa altura em que várias unidades sanitárias daquele distrito em particular e da Província registam escassez de medicamentos e equipamentos médicos cirúrgico, além da degradação das respectivas unidades sanitárias.
Por exemplo, na localidade onde a delegação chefiada pela Cabeça de Lista da RENAMO na Província de Nampula, acampou, a partir de Segunda até esta terça-feira (19 à 20), o centro de saúde de Chihiri, está sem medicamentos, muito menos paracetamol e outros fármacos essenciais.
“Não se justifica que um Posto ou mesmo Centro de saúde não tenha medicamentos para beneficiar a população e mais carenciadas que mais necessitam quando se encontram doentes” disse Abiba Aba, Linha para quem olha, a saúde como prioridade para as comunidades rurais.
Abiba Aba Linha, considera que a sua prioridade o atendimento e assistência sanitária das populações rurais, pois são os que mais necessitam de prioridades, por falta de escolha.
“Aqui não há hospitais ou clínicas privadas, onde a população pode escolher, onde ir, e devido à falta de dinheiro, é fundamental que haja medicamentos, médicos para atender a população mais pobre” Assegurou aquela Cabeça de Lista da RENAMO em Nampula.
Num outro ponto, Abiba Aba Linha, Intende que, o melhoramento de vias de acesso, rede escolar, abastecimento de água potável, prevenção e combate a casamentos prematuros e violência doméstica, melhoramento da produção agrícola, rede elétrica e promoção do bem estar.
“Na minha Governação não será necessário, vocês daqui de Chihiri, recorrer ao Hospital Central de Nampula, Maputo, aqui deve existir todos tipos de medicamentos para que sejamos tratados aqui”
“OS FREUNAS, como sabem que não tem nada com o povo Moçambicano, por isso que quando estão doentes fogem para outros países” lamentou para depois assegurar que a Governação da RENAMO, não haverá e não se pode registar isso.
Importa referir que, a visão da RENAMO, para Nampula é criar mecanismos para melhoramento de todos os serviços sociais e básicos para a População.