Connect with us

Economia

Moçambique busca experiência da União Europeia sobre diálogo sectorial para promoção de negócios

blank

Publicado há

aos

blank

No âmbito do cumprimento da IIª prioridade prevista no Programa Quinquenal do Governo (2020-2024) que está voltada para o “Impulsionamento do crescimento económico, produtividade e geração de emprego”, a cidade de Ilha de Moçambique acolheu no último fim-de-semana, o simpósio sobre 3º diálogo sectorial no ramo de economia, comércio e investimentos entre o governo de Moçambique e a União Europeia.

Segundo o ministro da indústria e comércio, Silvino Moreno, a diversificação da base das exportações, o aumento de investimentos, bem como assistência ao desenvolvimento para um melhor aproveitamento do mercado da União Europeia, no âmbito da melhoria da Balança Comercial, podem ser mais bem abrangidas pela intervenção que se espera do potencial associado aos Projectos Global Gateway.

Sílvio Moreno disse que o governo através do modelo da sua diplomacia económica, continua a prosseguir uma agenda de integração da sua economia no sistema do comércio multilateral e na economia global como membro da Organização Mundial do Comércio (OMC), da União Africana e da SADC.

“Como Governo realçamos o interesse de Moçambique prosseguir no quadro da SADC a através do Comité de Comércio e Desenvolvimento, a discussão avançada no processo de revisão do Acordo de Parceria Económica privilegiando uma concertação prévia e técnica com a União Europeia, considerando também as oportunidades e sinergias que a Zona de Comércio Livre Continental Africana proporcionará”, reafirmou.

O governante referiu que, o simpósio trouxe novas abordagens da agenda deste Diálogo, mormente relacionados com a valorização de cadeias de valor e demais recursos locais, através da transformação qualitativa e competitiva dos mesmos, a industrialização em rede amiga do ambiente como factor de sucesso para sua expansão e diversificação das exportações e melhoria de investimentos, o desenvolvimento transformacional da capacidade Micro, Pequenas e Médias Empresas, a facilitação do Comércio para melhor acesso ao mercado da União Europeia e de Moçambique, entre outras.

“Gostaríamos de enfatizar a abertura e disponibilidade do Governo em continuar a ser um parceiro activo das iniciativas que contam com o apoio da União Europeia, no que concerne ao apoio que tem sido prestado a Cabo Delgado nos desafios associado a segurança, emergência e a recuperação económica”, sublinhou.

Por seu turno, o embaixador da União Europeia em Moçambique, António Magiorre, reafirmou o compromisso dos país membros da União Europeia, de continuarem a investir em Moçambique nos diferentes ramos de actividades, com vista a promover emprego a camada juvenil. “Este simpósio, revela um valor acrescentado para podermos fortalecer cada vez mais, os laços de cooperação nas diversas áreas, viradas ao desenvolvimento da província em particular e do país em geral”, disse.

António Magiorre diz estar impressionado com a implantação dos projectos da União Europeia em Moçambique, acrescentando que, os mesmos têm tido resultados positivos para a melhoria da vida dos cidadãos. “Queremos aqui avançar que 30 novas empresas da UE efetuaram visita a Moçambique e as negociações estão em curso, com vista a implantação de vários projectos neste país da África Austral”, revelou.

Refira-se que, a reunião sobre 3º diálogo sectorial no ramo de economia, comércio e investimentos, contou com a participação do secretário de Estado na província de Nampula e governador provincial, Jaime Neto e Manuel Rodrigues, respectivamente, para além de diversas personalidades ligadas ao ramo da indústria e comércio.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *