Eleições Gerais 2024
Moçambique: Declaração do Alto Representante da União Europeia🇪🇺 sobre assassinatos com motivações políticas.

A União Europeia condena nos termos mais fortes o assassinato de Elvino Dias, assessor jurídico do candidato presidencial Venâncio Mondlane, e do político da oposição Paulo Guambe, expressando as suas condolências às famílias e amigos. Em uma democracia, não há espaço para assassinatos com motivações políticas.
A União Europeia apela a uma investigação imediata, minuciosa e transparente que leve à justiça os responsáveis por este crime ultrajante, esclarecendo as circunstâncias em que o mesmo ocorreu, e aguarda as reacções do Governo moçambicano🇲🇿.
Estes eventos ocorrem após preocupantes relatos sobre a dispersão violenta de apoiantes após as eleições da semana passada em Moçambique. A União Europeia apela à máxima contenção de todos e ao respeito pelas liberdades fundamentais e direitos políticos. Além disso, é crucial que haja medidas robustas de proteção para todos os candidatos neste período pós-eleitoral.
A Missão de observação eleitoral da União Europeia Moçambique 2024 continua no país avaliando o processo eleitoral em curso. Esperamos que os órgãos de gestão eleitoral conduzam todo o processo com a devida diligência e transparência, respeitando a vontade expressa pelo povo moçambicano.
#EUinMoz
Bureau Diplomático da Bélgica em Maputo
Ambassade de France au Mozambique
Embaixada da Alemanha em Maputo
Embaixada da Suécia em Moçambique
Embajada de España en Mozambique y Esuatini
Embaixada de Portugal em Maputo
Embaixada da Finlândia Maputo – Suomen suurlähetystö Maputo
Embassy of the Netherlands in Mozambique
Ambasciata d’Italia Maputo
Embassy of Ireland Mozambique
Austrian Development Agency / Mozambique