Connect with us

Eleições Gerais 2024

Filipe Paunde: ‘‘Frelimo não teme ninguém’’

blank

Publicado há

aos

blank

Filipe Chimoio Paúnde, membro da Comissão Política da Frelimo e chefe da Brigada Central de Assistência à Província de Nampula, declarou que o partido continua firme e unido mesmo com as manifestações organizadas por Venâncio Mondlane, candidato presidencial do partido PODEMOS. Os protestos surgiram após a divulgação dos resultados eleitorais pelos órgãos oficiais.

Segundo Paúnde, o histórico do partido Frelimo, que governa Moçambique desde a independência do domínio colonial português, é prova da sua experiência e solidez. “A Frelimo não teme ninguém, apenas respeita o povo”, enfatizou. “Se alguém tentar agir com manobras ilegais, os órgãos de justiça irão intervir, porque ninguém está acima da lei. A mesma coragem que tivemos para libertar o país será usada para defender o povo moçambicano.”

Durante a conferência de imprensa realizada na cidade de Nampula nesta quarta-feira, Paúnde criticou Venâncio Mondlane e pediu que as autoridades judiciais abrissem um processo-crime contra o candidato. Ele afirmou que as manifestações, que se espalharam pelo país, não são legítimas, mas são sim actos de vandalismo.

“As manifestações são um direito garantido pela Constituição, mas o que estamos a ver são actos de vandalismo. Queimar casas, pneus, impedir a circulação de pessoas — isso vai contra a liberdade fundamental do cidadão”, declarou Paúnde, acrescentando que as Forças de Defesa e Segurança estão atentas e em campo para garantir a ordem e a tranquilidade públicas.

Paúnde também condenou a invasão popular do posto policial de Chalaua, no distrito de Moma, e de uma mineradora que opera na região. Ele exortou a população a não aderir às marchas, argumentando que os protestos estão a prejudicar a economia e a vida das famílias.

“É aceitável paralisar o país por mais de sete dias? Como as pessoas vão comer? Quem vai compensar o tempo perdido, quando muitos dependem dos seus negócios diários para alimentar as suas famílias?”, questionou.

O dirigente reiterou que o partido Frelimo e seu candidato presidencial, Daniel Francisco Chapo, foram os vencedores das eleições de 9 de outubro, com 70,67% dos votos, superando Venâncio Mondlane (PODEMOS), que obteve 20,32%, Ossufo Momade (Renamo) com 5,81%, e Lutero Simango (MDM) com 3,21%. (Agostinho Miguel)

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *