Connect with us

Política

Moçambique não precisa só de rendas para os neocolonialistas e cleptocratas da Frelimo do Maputo

blank

Publicado há

aos

Depois de tantas notícias tristes de Moçambique entre as quais 20 mortos assassinados a tiro pelos assassinos da Frelimo, nas eleições municipais fraudulentas organizadas pelos Neocolonialistas, finalmente uma boa notícia.

Mphanda Nkuwa no Zambeze vai ser construída, a bateria que Moçambique precisa para se transformar num pais que não precisa dos combustíveis fosseis, Mphanda Nkuwa vai permitir produzir Hidrogénio, vai funcionar com um sistema de bombagem em que quando existir excesso de energia solar e eólica vai bombar água, que depois será turbinada e produzirá energia quando não existir sol ou vento.

Mas Moçambique não precisa só de rendas para os Neocolonialistas cleptocratas da Frelimo do Maputo, o pais precisa de acabar com a fome e a subnutrição, precisa de criar postos de trabalho para os jovens, precisa de parar a importação de arroz e carapau, isso se consegue com 200 000 a 300 000 hectares de regadio em Mphanda Nkuwa, com 400 000 hectares de regadio em Cahora Bassa e por que não são construídos? À Frelimo não interessa acabar com a fome e a pobreza em Moçambique?

A fome e a pobreza em Moçambique não se devem às alterações climáticas, se devem à Frelimo que tem roubado o povo de Moçambique para comprar casas no Dubai, muitos dos cabeças grandes da Frelimo tem casa no Dubai ou em Portugal.

Construir Mphanda Nkuwa no Zambeze e um cabo para levar electricidade para Maputo, isso não faz sentido. É roubar à descarada aos 35 milhões de Moçambicanos, é necessário criar riqueza na Zambézia, em Tete, a riqueza e o empoderamento das populações se consegue construindo o regadio, as gentes de Tete e da Zambézia não podem continuar a serem roubadas de forma tão despodurada por corruptos.

Com a construção da barragem de Mphanda Nkuwa morreu finalmente o sonho do gás natural de Cabo Delgado pela Total, o gás natural de Cabo Delgado vai ficar lá no fundo do mar e não irá contribuir mais para as alterações climáticas. O mundo já não precisa mais de combustíveis fósseis e a Total assinou um contrato gigante com o Qatar para explorar gás natural, financiado com dinheiro do Qatar, numa zona com segurança onde a indústria já está toda montada.

O gás natural do Qatar é suficiente para abastecer o mundo e não tem os problemas de Cabo Delgado. Mphanda Nkuwa é Greenwashing para a Total, nada mais, como um bombom para Moçambique depois de 5000 mortos, um milhão de deslocados, uma guerra civil de 6 anos financiada pelo Qatar e tanto sofrimento para nada. O Estado Islâmico pode ir embora, o Ruanda pode ir embora de Moçambique, não há rendas para receber o projecto da Total não vai retomar.

Se a Total tem gás natural, segurança, dinheiro tudo no Qatar porque terá que vir para Moçambique lidar com corruptos da Frelimo, com ditadores assassinos como o Paul Kagamé do Ruanda e pagar juros a bancos, quando tem dinheiro quase de graça para desenvolver o projecto do Qatar. Ficou decidido na COP28 no Dubai a acabar com os combustíveis fosseis, assim a Total está a fazer e Moçambique só mais pobre irá ficar. A velha Chica sabia, mas não dizia a razão de tanta pobreza e tanto sofrimento. Che minino não fala política, não fala politica. 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *