Sociedade
Mídias independentes discutem sobre sustentabilidade financeira em Maputo

Representantes de alguns órgão de comunicação social estão reunidos desde esta segunda-feira(09) em Maputo para discutir sobre questões de sustentabilidade financeira tendo em conta o contexto actual de desenvolvimento, tecnologia e o mercado.
No evento, estes discutiram sobre a imposição, um facto discriminatório com relação aos anúncios de publicidades, que por lei, sustenta que devem ser apenas os jornais de maior circulação a nível nacional. O que têm fragilizado de certa forma a sustentabilidade dos mídias independentes.
Com vista a inverter este cenário, os gestores presentes estão a equacionar a possibilidade de criação de uma associação dos mídias independentes que seja de âmbito nacional, onde um dos objectivos será a revogação da lei de anúncios em defesa da concorrência assim como a sustentabilidade de mídia. A título de exemplo, destacaram não fazer sentido um anúncio de concurso público lançado por uma instituição do estado de um determinado distrito a sua publicação ser feita no ‘‘Jornal Notícias’’, supostamente considerado de maior circulação nacional em detrimento de outras rádios comunitárias. Que iriam assegurar, não só, a sustentabilidade de mídia, mas também a abrangência dos mencionados anúncios.
Num outro desenvolvimento, o gestor de um dos jornais privados mais antigos do país, está a equacionar a possibilidade de avançar com uma ação de sindicância junto dos órgãos de direito com vista a inverter tal cenário, este ‘‘quadro negro’’ para as mídias independentes. Os elevados custos de impressão, centralização na tomada de decisão para a publicação dos anúncios das empresas do grupo ‘‘A’’ multinacionacionais, operadoras de telefonia móvel, e outras empresas multinacionais, sobre tudo do sector extractivo, na publicação de anúncio para os jornais com sede na província.
Conflito de interesse entre empresas de publicidade e órgãos de comunicação social, digitalização de mídias, constam dentre vários temas debatido esta segunda-feira num evento organizado pelo Mídia Lab em Maputo.