Sociedade
Nampula: Desconhecidos vandalizam 61 túmulos no “cemitério velho”

A vandalização e o roubo em cemitérios na cidade de Nampula voltaram a ser motivo de preocupação. Na última quarta-feira, cerca de 61 sepulturas foram destruídas por desconhecidos no “cemitério velho” da cidade, na chamada capital do Norte.
O caso gerou alarme entre as autoridades municipais, que convocaram a imprensa nesta quinta-feira para se pronunciar sobre a situação.
De acordo com Assane Ussene, vereador de Salubridade e Gestão Funerária do Conselho Autárquico de Nampula, os vândalos aproveitaram a calada da noite para invadir o cemitério, saltando o muro de vedação e roubando joias e outros materiais de valor que estavam nas campas.
“Os malfeitores pularam o muro e vandalizaram várias tampas de mármore. Recebemos a comunicação do ocorrido às cinco da manhã. Após o levantamento, constatamos que 61 túmulos foram danificados”, relatou Ussene.
O vereador informou que o caso foi apresentado às autoridades policiais, que já iniciaram as investigações para identificar e deter os autores.
“Inaugurado em 1933, este cemitério nunca tinha enfrentado um episódio como este. Solicitamos o apoio das Forças de Defesa e Segurança para investigar o caso e neutralizar os responsáveis, já que, no momento, não temos nenhuma pista”, acrescentou.
Apesar de reconhecer a fragilidade da segurança no local, Ussene garantiu que medidas estão sendo tomadas para resolver o problema em breve.
“Actualmente, não temos segurança permanente no cemitério, mas estamos a trabalhar para solucionar esta questão o mais rapidamente possível”, concluiu. (Por Agostinho Miguel)