Sociedade
Daniel Chapo inaugura escola em Lugela e promete educação como prioridade

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo realizou hoje (31) a sua primeira actividade oficial fora da capital desde a posse, ao presidir a abertura do ano lectivo de 2025 no distrito de Lugela, província da Zambézia. O evento foi marcado pela inauguração da nova Escola Secundária de Lugela, uma infraestrutura moderna, financiada pelo Governo do Japão, projectada para resistir aos impactos das mudanças climáticas.
No seu discurso, o Chefe de Estado reafirmou o compromisso com a educação como pilar essencial do seu governo. “A educação é o alicerce do nosso futuro, o motor que move as sociedades, transforma vidas e cria oportunidades para o futuro que tanto sonhamos”, declarou.
No entanto, enquanto a Zambézia celebra avanços, outras regiões enfrentam desafios. Em Nampula, por exemplo, 64 escolas foram vandalizadas durante os protestos pós-eleitorais, resultando na destruição de 137 salas de aula. O governo provincial garantiu a abertura de todas as escolas, mas muitas turmas terão aulas ao ar livre enquanto se busca uma solução urgente.
(NGANI)