Política
Quelimane lança o Txeka-Lá 2026 com cultura, sabor e orgulho local em festa

O Salão Nobre do Conselho Municipal de Quelimane foi, nesta quarta-feira (22), palco de um momento simbólico para o futuro cultural e turístico da cidade. Foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Conselho Municipal e a empresa After Work Mozambique, SU, Lda., que dá início a uma parceria de três anos para a realização do Txeka-Lá Quelimane 2026, um evento que promete redefinir a forma de celebrar o Dia da Cidade.
Com arranque previsto para Agosto de 2026, o Txeka-Lá Quelimane trará à cidade uma feira cultural e gastronómica, workshops internacionais, actividades comunitárias e diversas iniciativas voltadas à promoção da identidade local. A ambição é clara: valorizar e dignificar as festividades da cidade, projectar Quelimane no cenário nacional e internacional e fortalecer o turismo e a economia criativa.
Entre os principais objectivos do memorando estão também a promoção da gastronomia local, o fortalecimento da participação cidadã e o combate ao êxodo rural, através de oportunidades que unam cultura, negócios e desenvolvimento sustentável.
A cerimónia de assinatura contou com a presença do Presidente do Conselho Municipal, Manuel de Araújo, da Administradora-Geral da After Work Mozambique, Aura Mombasa, além de membros da Assembleia Municipal, vereadores, directores e outros convidados.
Para Manuel de Araújo, esta parceria representa “um passo decisivo na consolidação de Quelimane como capital cultural e ambiental de Moçambique”. Já Aura Mombasa destacou que o evento será “uma plataforma para mostrar o talento, a diversidade e o potencial da cidade a partir dos seus próprios cidadãos”.
Com o Txeka-Lá 2026, Quelimane dá mais um passo na construção de uma marca urbana vibrante, que alia tradição, inovação e orgulho local — celebrando o que a cidade tem de melhor: a sua gente.