Desporto
Massaua Sagual abandonado pelo Ferroviário de Nampula por causa de uma lesão grave

Depois de seu grande contributo no clube Ferroviário de Nampula, Massaua Ernesto Sagual, carinhosamente tratado por Massaua, está a viver dias difíceis, por causa de uma lesão grave que contraiu no início da época futebolística de 2024, facto que resultou no seu afastamento dos relvados por mais de onze meses.
Sagual, que está a passar por momentos críticos da sua carreira futebolística, por causa da lesão de hérnia do disco L3-L4, diagnosticado em Fevereiro do ano em curso, carece de pouco mais 866 mil meticais para uma cirurgia urgente que o fará regressar à vida normal.
O problema do médio ofensivo dos locomotivas de Nampula, além de comprometer a sua actuação no Moçambola 2024, corre risco de o deixar sem andar se o problema não for resolvido.
Desesperado com a falta de vontade por parte da direcção do clube Ferroviário de Nampula, Massaua viu-se obrigado a recorrer às redes sociais, particularmente o Facebook, para mostrar o seu calvário, criticando as atitudes dos dirigentes da sua equipa.
Em conversa exclusiva com o NGANI, o atleta não escondeu a sua preocupação, disse que o ambiente no clube deixa a desejar e prometeu pressionar os dirigentes do Ferroviário de Nampula, para que possa ser ajudado.
“É muita coisa. Prefiro ficar calado porque a coisa deve acabar de forma amigável. São muitos factores envolvidos, então, se for a mencionar vou ferir sensibilidades de algumas pessoas e esse não é o meu objectivo. Aliás, não é o que quero agora, acredito que as pessoas sabem fazer melhor o seu trabalho, conhecem as leis”, disse.
Lamentou o facto de o clube o estar a marginalizar tendo em conta que é filho da casa.
“Fui formado no clube Ferroviário de Nampula, mas ultimamente me sinto desprezado. Parei um ano sem nenhum movimento, mas o clube ainda continua sem se pronunciar. Isso é doloroso para qualquer um”, lamentou tendo acrescentado que, “tem coisas que não posso fazer, se eu fizer estarei a declarar guerra, o que não é o meu desejo”.
O vínculo do jogador com o Ferroviário de Nampula termina no dia 30 deste mês. Massaua tem uma semana à espera da reação do clube sobre possível apoio para o seu tratamento.
“Se disserem que não vou renovar para passar pelo tratamento, posso considerar que a minha carreira termina da pior forma”, disse Massaua tendo acrescentado que, “falar de futuro para mim é sentimental, é chorar, é só deitar lágrimas. Neste momento não tenho futuro, não penso em nada e o único sonho que tenho é ter saúde porque para o resto eu sou guerreiro”, ressaltou.
Entretanto, o presidente do clube Ferroviário de Nampula, Sérgio Buduia, mostrou-se indisponível para falar sobre o assunto e nos remeteu a aguardar o pronunciamento da colectividade nos próximos dias, mas NGANI sabe de fontes próximas dos Axinene que Massaua Sagual teve um encontro a portas fechadas com o presidente e este prometeu enquadrar o jogador no clube.
De acordo com as nossas fontes, Buduia manteve uma reunião com o seu executivo onde debateram o caso do jogador, mas as soluções ainda continuam no segredo dos deuses.
Sagual ingressou no Ferroviário de Nampula em 2006, oriundo das formações de Sporting de Carrupeia e Bombas de Napipine.
Durante o seu percurso futebolístico, teve proposta da turma da Associação Black Bulls, Costa do Sol e pelo respeito que tem mostrado aos Nampulenses, refutou os convites e preferiu defender as cores da casa. (NGANI)