Connect with us

Eleições Gerais 2024

Processo de votação prossegue calmo e com poucos incidentes na cidade de Nampula

blank

Publicado há

aos

blank

Na cidade de Nampula, o processo de votação nas escolas primárias do 1º e 2º Grau 7 de Abril e EP da Cerâmica ocorre com tranquilidade. No entanto, um incidente foi registado na Escola Primária de Teacane, onde um delegado do partido PODEMOS, cuja identidade não foi revelada, tentou provocar tumulto após ser impedido de acompanhar a votação na mesa 05.

De acordo com informações colhidas no local, o delegado era da turma de 2023 nas eleições municipais. A polícia foi accionada imediatamente para restaurar a ordem, e o cidadão foi encaminhado ao STAE, onde foi confirmada a sua associação com a turma do ano passado.

Na Escola Primária do 1º e 2º Grau da Cerâmica, apesar da calma predominante, houve uma confusão na mesa de votação número 01 que durou cerca de 40 minutos. A situação foi causada pela entrada de pessoas sem respeitar a fila, com a conivência de brigadistas, o que prejudicou idosos e pessoas com deficiência que têm prioridade garantida por lei.

A equipa do NGANI acompanhou a situação, que, embora tenha exigido a intervenção da polícia, não resultou em ferimentos ou agressões. Além disso, alguns cidadãos na Escola Primária do 1º e 2º Grau 07 de Abril manifestaram interesse em exercer o seu direito cívico, mas enfrentaram dificuldades devido à perda de seus cartões de eleitor, o que complicou a identificação nas assembleias de voto.

Vale destacar que, entre as três escolas visitadas pela nossa equipa, a Escola Primária de Teacane é a que presenta a menor adesão de eleitores, contando com um total de 12 mesas de voto. (Lourenço Soares)

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *