Connect with us

Eleições Gerais 2024

RENAMO sucumbe no seu principal bastião eleitoral

blank

Publicado há

aos

blank

Com mais de 50% dos votos das eleições da última quarta-feira (09) já processados, o candidato Venâncio Mondlane, do partido PODEMOS, juntamente com Daniel Chapo, da FRELIMO, lideram a contagem com uma ampla vantagem sobre seus adversários. Ossufo Momade, da RENAMO, e Lutero Simango, do MDM, aparecem distantes na corrida, com números pouco expressivos.

Um exemplo claro deste cenário foi observado na assembleia de voto no Pavilhão dos Desportos, na cidade de Nampula, uma das mais concorridas e que regista boa parte dos principais políticos da cidade. De 14 das 15 mesas já contabilizadas, Simango obteve apenas 58 votos, enquanto Chapo alcançou 2.087 e Mondlane liderou com 2.477 votos. Nas assembleias de voto da Escola e Instituto Industrial e Comercial 03 de Fevereiro, Escola 07 de Abril, Limoeiros, Belenenses e ADEMO, localizadas no centro da cidade, a disputa entre Mondlane e Chapo continua acirrada, reflectindo a polarização entre o PODEMOS e a FRELIMO.

No entanto, a história é diferente nas assembleias de voto instaladas em bairros periféricos, onde Venâncio Mondlane e o PODEMOS assumem a liderança em boa parte das contagens.

Vale lembrar que, para eleger um deputado da Assembleia da República, são necessários pouco mais de 60 mil votos, o que torna cada uma dessas disputas cruciais para o resultado final.

Ilícitos eleitorais mancham o processo

Enquanto a contagem de votos avança, o processo eleitoral em Nampula também foi marcado por irregularidades. Segundo a porta-voz da Polícia da República de Moçambique, pelo menos 11 cidadãos estão detidos por envolvimento em dez casos de ilícitos eleitorais em diferentes distritos. A maioria dos detidos foi flagrada com boletins de voto previamente preenchidos a favor da FRELIMO. Dois outros foram presos por tentativas de perturbação da ordem pública.

Outro ponto que chama a atenção é a elevada taxa de abstenção. Em várias mesas de voto, que tinham cadernos eleitorais com até 800 eleitores inscritos, apenas cerca de 500 pessoas compareceram para votar, o que indica uma participação abaixo do esperado.

Nesta quinta-feira (10), algumas assembleias de voto continuavam o processo de apuramento, que se estendeu até às 14h, principalmente devido à falta de consenso entre os Membros de Mesas de Voto na assinatura das actas, como foi o caso da EPC de Namicopo. Outras brigadas, como a da EPC de Natikire, já haviam concluído o processo na noite anterior, porém, passaram a quinta-feira à espera de transporte para a recolha do material eleitoral alugado pelo STAE. (Júlio Paulino)

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *