Eleições Gerais 2024
Tensão em Maputo: Polícia dispara gás lacrimogêneo e alveja jornalistas durante a manifestação

Um clima de tensão tomou conta da Avenida Joaquim Chissano, onde uma manifestação pacífica convocada pelo candidato presidencial do partido PODEMOS, Venâncio Mondlane, ocorreu em protesto contra os “resultados fraudulentos” das eleições gerais.
O protesto acontece em meio a um ambiente de temor e luto, já que, há apenas dois dias, dois cidadãos ligados à oposição foram assassinados: Elvino Dias, advogado e aliado de Mondlane, e Paulo Guambe, delegado do PODEMOS.
Durante a manifestação, a polícia disparou gás lacrimogêneo para dispersar os participantes, enquanto helicópteros das Forças de Defesa e Segurança sobrevoavam a área para monitorar a situação e coordenar ações. A forte utilização de gás lacrimogêneo causou caos, levando os manifestantes a procurarem água para lavar o rosto e aliviar os efeitos da substância.
Além do gás lacrimogênio, a polícia utilizou balas reais, atingindo dois jornalistas que estavam no local. Um operador de câmera da STV e da TV Glória foram feridos. Sendo que operador da TV Glória necessitou de uma evacuação para hospital.
Venâncio Mondlane, que estava presente, conseguiu se proteger e não foi atingido, embora o gás lacrimogêneo tenha afectado sua respiração.
Em comunicação à imprensa, Mondlane afirmou ter alcançado os objectivos da manifestação e recomendou à população que retornasse para casa. “Eu agradeço imenso a todos que aderiram à greve geral. Foi uma grande vitória, com 95% das actividades paralisadas. Não houve actos de violência, e o verdadeiro vandalismo está com as forças de defesa e segurança, que não entendem os direitos fundamentais,” disse.
Ele também relatou que enfrentou tentativas de bloqueio em sua casa por parte da polícia. “Havia pessoas à minha porta que queriam impedir-me de sair. Fiquei uma hora tentando me libertar do bloqueio.’’
O candidato anunciou que, após essa etapa, planeja ações mais radicais em um futuro próximo, afirmando que viram mais três etapas.
Ele enfatizou ainda a importância de manter a serenidade.
“Vamos para casa, pois já alcançamos uma grande vitória. Não precisamos elevar a fasquia para sermos acusados de vandalismo. Moçambique está de parabéns; conseguimos paralisar o país em grande parte.” afirmou Mondlane.(NGANI)