Eleições Gerais 2024
Ministério da Defesa: “Cidadã atropelada por viatura militar foi atingida por acidente”

O Ministério da Defesa confirmou, por meio de um comunicado de imprensa recebido pelo jornal NGANI, que uma viatura militar devidamente caracterizada atropelou acidentalmente uma cidadã na Avenida Eduardo Mondlane, próximo à paragem da Belita, em Maputo.
De acordo com a nota oficial, a viatura estava em missão de protecção de objectivos económicos estratégicos, bem como na limpeza e desbloqueio das vias de circulação no contexto das manifestações pós-eleitorais. O veículo fazia parte de uma coluna militar devidamente sinalizada, reforça o comunicado.
Após o acidente, a vítima foi imediatamente socorrida e levada ao Hospital Central de Maputo, onde está a receber cuidados médicos intensivos. As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) informaram ainda que estão a acompanhar de perto o estado de saúde da vítima e assumem total responsabilidade pelo fornecimento de assistência médica e psicossocial.
“As Forças Armadas lamentam profundamente o ocorrido e assumem total responsabilidade pela assistência médica e psicossocial à vítima. Contudo, apelam à população para que observe, com rigor, as medidas de segurança, especialmente no que diz respeito ao respeito pelo Código de Estrada e à prioridade das viaturas militares devidamente sinalizadas em trânsito”, diz o comunicado.
Ainda no documento, as FADM reafirmaram seu compromisso com a observância dos direitos humanos e prometeram adotar medidas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.
NGANI