Mundo
Donald Trump vence eleições nos EUA e volta a “Casa Branca”

Quatro anos depois, Donald Trump, candidato republicano à Casa Branca, venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América ao atingir 277 delegados no Colégio Eleitoral, contra 224 da sua opositora directa, a democrata Kamala Harris.
O bilionário republicano, de 78 anos, voltou a uma casa que bem conhece, e várias nações enviaram mensagens de felicitações pela vitória, vista como um alívio para a pacificação do mundo, concretamente as guerras no médio oriente.
A título de exemplo, o presidente do Brasil, Inácio Lula da Silva parabenizou Trump desejando sucessos nas novas missões.
“A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade”, escreveu.
Por sua vez, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também enviou mensagens de felicitações. “Parabens a Donald Trump por sua impressionante vitória eleitoral e estou ansiosamente por uma era de EUA fortes sob a liderança decisiva de Trump e confiar na continuidade do forte apoio bipartidário à ucrania”, ressaltou Zelensky.
Trump será o presidente mais velho a tomar posse na Casa Branca e o primeiro governante a exercer dois mandatos presidenciais no país desde o democrata Grover Cleveland, no fim do século 19.
Recorde-se que durante a campanha que culminou com o seu atentado, Donald Trump prometeu reforçar o combate à imigração irregular, aumentar tarifas sobre produtos importados e reduzir impostos, para baixar o custo de vida.
Os Estados Unidos da América torna-se, deste modo, uma escola de democracia para muitos países do mundo cujas transições de poderes não tem sido de forma pacífica devido à ganância dos governantes gerando desta maneira conflitos pós-eleitorais. (NGANI)