Política
Ossufo Momade quer acabar com a corrupção e priorizar a agricultura caso seja eleito nas eleições de 09 de Outubro

O presidente do partido Renamo e candidato às eleições presidências da República de Moçambique Ossufo Momade, promete acabar com a corrupção e priorizar a agricultura mecanizada, caso seja eleito nas eleições de 09 de Outubro, como forma de garantir a auto-sustentabilidade para o povo Moçambicano.
Momade, falava este Domingo (01/09), na sua província natal, Nampula, lugar que acolheu a sua primeira aparição pública após 09 dias depois do início da campanha eleitoral para as eleições de 09 de Outubro.
Para Ossufo Momade, a principal praga para o desenvolvimento do país é a corrupção no aparelho do estado, daí que, na sua governação, promete sancionar funcionários do estado que estejam envolvidos em esquemas de corrupção.
‘‘Nós devemos servir de espelho. Porque se nós formos governantes sérios, aqueles que vem a nossa trás, serão igualmente sérios. Mas se começarmos a roubar, os outros também vão roubar. É isso o que nós não queremos. Não queremos a corrupção, porque corrupção é que atrasa o nosso país. Estou a mentir? Primeiro devemos acabar com a corrupção. Por isso, iremos fazer reformas dentro do aparelho do estado. Acabaram as brincadeiras. Queremos trabalhar, começando por reformar a função pública, para quando qualquer moçambicano se fizer numa instituição pública mereça respeito como dono deste país. Não queremos que um funcionário do aparelho do estado leve dinheiro da nossa população. Não queremos cobranças ilícitas. ‘‘As cobranças ilícitas que estão a acontecer no aparelho do estado, com a nossa governação, não vão acontecer. Nós tomaremos medidas administrativas contra qualquer caso de corrupção no aparelho do estado. O moçambicano deve trabalhar para desenvolver o seu próprio país.’’
Momade também garante apostar no desenvolvimento da agricultura no país através da agricultura mecanizada, pois acredita para este, os cidadãos Moçambicanos, devem, pelo menos, ter duas refeições ao dia.
‘‘Queremos desenvolver o nosso país. Para o nosso povo ter pequeno almoço e jantar. Pelo menos duas refeições. Isso não será algo para apalpar. Porque o nosso país tem recursos. A nossa província já foi o celeiro de Moçambique. Nós temos uma terra fértil. Basta lançar semente, vai germinar. Queremos promover a agricultura, uma agricultura mecanizada. Não podemos continuar a cultivar usando aquela enxada de cabo curto. Devemos utilizar máquinas tratores. Este é o nosso projeto. Se nós fizermos machamaba e esta machamba produzir vamos ter comida. Não iremos estender as nossas mãos para lá fora, não iremos a África do Sul procurar tomate, cebola, alface, enquanto o nosso país tem a capacidade de produzir estes produtos.’’ Disse o candidato presidencial do partido RENAMO para as eleições de 09 de Outubro.
Na ocasião, Ossufo Momade, aproveitou a oportunidade para apresentar a candidata à governadora da província para o escrutínio de 09 de Outubro.
‘‘Quero apresentar-vos a nossa candidata a governadora da província, a nossa irmã Abiba Aba Linha. Nós a Renamo confiamos nela. Se vocês votarem na Renamo e estão, também, a votar em Abiba Aba Linha, nossa candidata a Governadora da província. Deiam oportunidade a vossa irmã.’’
De referir que esta é a primeira aparição pública de Ossufo Momade na campanha eleitoral, após nove dias de ausência por questões de trabalho, segundo a direção do partido. Um facto que chegou a gerar especulações de que estaria a enfrentar problemas de saúde. No entanto, aparentemente saudável, Ossufo Momade, decidiu este Domingo (01/09) engrenar na corrida eleitoral começando pela sua província natal, Nampula. (Lourenço Soares)