Connect with us

Política

Dezanove brigadas ainda não entraram em Quissanga

blank

Publicado há

aos

blank

A CNE anunciou que em Cabo Delgado quase todos os postos estão em pleno funcionamento, apenas persistindo a falta de colocação das 19 brigadas do Distrito de Quissanga, inviabilizada pela intransitabilidade de vias de acesso em conjunção com a situação de insegurança.

A CNE reconhece terem existido dificuldades de transitabilidade em algumas estradas (caso de Montepuez-Mueda), ou mesmo de intransitabilidade (caso de Mocomia-Awasse), mas que já foram ultrapassadas.

Impacto das chuvas no sul, segundo a CNE

A CNE reconhece que as chuvas intensas que se abatem sobre o sul do país estão a impactar negativamente na colocação das brigadas e no decurso normal do recenseamento eleitoral. Provocaram várias dificuldades no fornecimento de energia, meios de comunicação e acessos.

Cenário actual no sul

Maputo Cidade

  • Com excepção de 4 (quatro), a maioria dos postos de recenseamento estão em funcionamento. Os postos de recenseamento paralisados são: Ka Lhamankulo, posto de recenseamento da Serração, que se encontra completamente alagado, posto de recenseamento do quarteirão 22 – onde decorrem actividades de limpeza e de evacuação das águas; Ka Maxaquene, na Escola Primária Noroeste-1, em que o posto e a via de acesso estão alagados.
  • O posto de recenseamento eleitoral do quarteirão 20, distrito Municipal de KaMavota, encontra-se encerrado e a sua brigada paralisada em consequência das chuvas verificadas logo no início do processo de recenseamento, que deixaram o recinto deste posto totalmente alagado.

Província de Maputo

  • Há o registo de 08 Brigadas não abertas na cidade da Matola, sendo duas, no posto administrativo da Machava, Três no posto administrativo da Machava-Sede e três no posto administrativo de Infulene.
  • Devido aos tumultos populares resultantes de conflito de limites entre as comunidades da área municipal e a localidade de Machiana, no posto administrativo 3 de Fevereiro, continuam suspensas as actividades de recenseamento eleitoral da brigada que atende a EPC de Chibucutso.

Província de Inhambane

  • O acesso a alguns postos de recenseamento eleitoral nos distritos de Mabote, Panda, Funhalouro, Inhassoro e Govuro é feito de forma precária e sob imensos cuidados.

CNE não admite bloqueio de credenciação

Estranhamente, a CNE não reconhece haver bloqueio de credenciação de algumas organizações como o CIP. Sem fazer qualquer tipo de averiguação às queixas do CIP, a CNE diz “haver desconhecimento dos requisitos legais a cumprir por parte de muitos requerentes da credenciação, incluindo organizações com visibilidade e presença de há vários anos na observação eleitoral”.  O CIP enviou o mesmo expediente para todas as províncias. Em algumas províncias a credenciação foi muito célere, mas em outras levou-se um mês sem que houvesse alguma irregularidade. Igualmente, noutras províncias, a devolução foi feita apenas aos processos individuais com irregularidade e não a todo o processo da organização.

FONTE: CENTRO DE INTEGRIDADE PÚBLICA

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *