Política
Vahanle força funcionários a concluir estrada que dá acesso à sua residência

Em contagem regressiva para o término do mandato de Paulo Vahanle, decorrente da sua “derrota” nas eleições de 11 de Outubro último, alguns funcionários do Conselho Autárquico de Nampula estão a trabalhar a todo “vapor” para concluir as obras de pavimentação de pouco mais de um quilômetro de estrada, que liga a rua da França à residência particular do edil, localizada no bairro de Carrupeia, na cidade de Nampula.
Os trabalhos decorrem a uma velocidade jamais vista e ao que tudo indica, pretende-se concluir antes da próxima quarta-feira, dia da cerimónia de transmissão de poderes, que vai marcar o fim do mandato do cabeça de lista da Renamo, pelo município de Nampula. Aliás, a pavimentação do referido troço, decorre depois da retoma das actividades de Paulo Vahanle, mercê a um recurso submetido ao tribunal, na sequência da sua suspensão em finais de Dezembro do ano passado, momento em que as obras observaram uma paralisação.
Muito antes do início das obras que temos vindo a citar, o edil lançou pedras do arranque de outras obras como as que ligam a estrada Dom Manuel Vieira Pinto, na zona de Namiepe, no populoso bairro de Namicopo, que mesmo depois de ter exigido a devolução do pavê, que supostamente era roubado pelos residentes locais, as mesmas não tiveram pernas para andar, ficando em banho-maria. Ao que tudo indica, o edil desviou a aplicação dos fundos da pavimentação da estrada que dá acesso a zona de Namiepe, para satisfazer interesses pessoais, priorizando a rua que dá acesso a sua casa.
O projecto em curso tem vindo a dividir opiniões dos munícipes. É que apesar do prolongamento da mesma abarcar a escola Secundária de Namicopo, Escola Primária Completa de Namicopo, Estação de Bombagem e Tratamento de água, posto de saúde de Namicopo, a obra termina na residência de Vahanle.
“Qual é a importância económica ou social que esta rua vai trazer para os munícipes deste bairro, ao menos se prolongasse para a rua que dá acesso às escolas e outros empreendimentos sociais. Foram gastos dinheiros dos municipes apenas para agradar o presidente, isto representa autêntico abuso”, disseram agastados alguns residentes do bairro de carrupeia.
“Tem a rua de Namiepe aqui em Namicopo, que Vahanle prometeu, pese embora tenha sido obra do falecido Amurane, acumulou pavês e outros materiais, volta e meia, nada foi feito”, acrescentaram alguns munícipes do bairro de Namicopo.

Enquanto os municípios a empreitada também pelo facto de se estar a trabalhar com pressão ao invés de dar prioridade aos resíduos sólidos que mancham a cidade de Nampula outros elegiam o presidente. ” Vahanle merece acesso pavimentado para a sua residência. Ao longo do seu período de governação fez muito para este município, sobretudo na reabilitação e abertura das vias de acesso que ligam as zonas periferias. Este troço pode servir de recordação e legado dele”, disse Mussa Mussagy, munícipe de Namicopo. NGANI tentou entrar em contacto com o edil e p vereador do pelouro, mas os gabinetes do município de Nampula andam às moscas nos dias que correm e as chamadas telefónicas não atendidas.