Política
Lutero Simango promete refazer políticas sobre a indústria extrativa

O candidato presidencial pelo partido Movimento Democrático de Moçambique, (MDM), Lutero Simango, assegurou que, caso seja eleito no escrutínio de 9 de Outubro próximo, vai introduzir novas políticas na área de indústria extrativa de modo que, os recursos naturais beneficiem ao povo moçambicano.
Para Simango, que falava em Nampula, por sinal, o maior círculo eleitoral do país, o actual modelo de exploração dos recursos naturais, não é transparente, razão pela qual, os índices de pobreza continuam altos, porque beneficia algumas pessoas ligadas ao partido no poder.
“O país é rico em recursos minerais, mas não estamos a ver o desenvolvimento, porque há um grupo de pessoas que está a comer. Vocês sabem quantos milhões de receita que o país arrecada em média anual? E quem se beneficia do dinheiro?”, questionou o político.
Segundo Simango, que também é presidente do partido do Galo, com a introdução de novas políticas na indústria extrativa, a camada juvenil terá mais oportunidades de emprego, porque vai apostar na mão de obra local.
“A nossa luta é de ver um Moçambique desenvolvido. A nossa riqueza tem de ser distribuída de forma equitativa. Sinto muito quando vejo jovens com nível superior sem emprego ou auto-emprego. Mas para acabar isso, é preciso votar no MDM e no seu candidato que está na posição um (1) no boletim de voto”, explicou.
Outra promessa de Simango, tem que ver com a melhoria dos serviços básicos aos cidadãos, tais como, saúde, educação e infra-estruturas.
Na área de saúde, por exemplo, o candidato presidencial pelo partido MDM, prometeu acabar com desvio de medicamentos nos hospitais públicos, porque segundo suas palavras é um mal que coloca em causa a saúde pública.
“Queremos acabar com o mau atendimento nos hospitais. O MDM vai pensar seriamente na educação, porque é a chave do desenvolvimento de qualquer país. O governo de Simango é o único que vai conseguir reabilitar estradas em Mocambique”, prometeu. (Agostinho Miguel)