Connect with us

Sociedade

Naufrágio na Ilha de Moçambique: INGD confirma um desaparecido

blank

Publicado há

aos

blank

A Delegada Provincial do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Desastres (INGD) confirmou o naufrágio de uma embarcação esta terça-feira (11) no distrito da Ilha de Moçambique, província de Nampula. 

Falando esta tarde (16h) no Comitê Operativo de Emergência, órgão que avalia e cria respostas a desastres naturais, Anacleta Bota revelou que 22 pessoas estavam a bordo no momento do incidente. Destas, apenas um marinheiro continua desaparecido. 

A delegada alertou ainda que quatro comunidades — duas na Ilha de Moçambique, além de Nacala-Porto e Mossuril — continuam isoladas e necessitam de assistência urgente. 

“Temos comunidades sitiadas há quatro dias, sem qualquer refeição, o que pode agravar a situação. Precisamos de uma resposta imediata”, advertiu. 

Para mitigar a crise, Bota garantiu que, nos próximos dias, a província receberá meios aéreos para a distribuição de kits alimentares, uma vez que vários troços rodoviários estão intransitáveis. 

Ela revelou ainda que mais de 300 mil famílias foram afectadas pela tempestade tropical Jude, e que muitas delas se refugiaram em 134 salas de aulas de pelo menos oito escolas.

“Precisamos desocupar essas salas o mais rápido possível para que os alunos possam retomar as aulas normalmente”, reforçou. 

O Comitê Operativo de Emergência foi dirigido pela presidente do INGD, Luísa Meque, que pediu soluções imediatas para minimizar os impactos do ciclone Jude. Meque anunciou que, amanhã, visitará os distritos mais afetados para avaliar as necessidades urgentes das populações. 


Por Agostinho Miguel

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *