Sociedade
Crise profunda na LAM: Cai o elenco de Marcelino Gildo e é nomeada a Comissão de Gestão

O elenco liderado por Marcelino Gildo Alberto, nomeado no ano passado para imprimir dinamismo, no âmbito da reestruturação das Linhas Aéreas de Moçambique, LAM, foi exonerado ontem, terça-feira (13).
Reunida em Assembleia-Geral Extraordinária, a companhia de bandeira deliberou, também, com efeitos imediatos, a cessão das funções dos de Altino Xavier Mavile, que exercia o cargo de Administrador do Pelouro de Finanças, Recursos Humanos e Serviços Corporativos, e de Bruno Miguel Domengue Lorena Heliotrope Miranda, responsável pelo pelouro Técnico e Operacional, respectivamente.
Até aqui, são escassas as informações que ditaram o afastamento de Marcelino Gildo da liderança da companhia de bandeira, mas, NGANI, sabe que, a decisão enquadra-se nas estratégias da instituição pública, visando colmatar actual crise.
Ainda durante Assembleia-Geral Extraordinária da LAM, foi indicado um novo Conselho de Administração Não Executivo, composto por accionistas: CFM, E.P., HCB, S.A. e EMOSE, S.A, para efeitos de supervisão.
Criação da Comissão de Gestão
No mesmo encontro foi criada a Comissão de Gestão e engenheiro sérvio, Dane Kondic nomeado para o cargo de presidente. Foram nomeados, igualmente, Lucas António Francisco, para a área de Administração e Finanças, e Hilário Devis Tembe, para ocupar a área Técnica e Operacional.
Recorde-se que, há dias, a LAM, lançou um concurso público para a contratação de novos profissionais, com destaque para posições de nível de Direcção e de Gabinete.
Por Agostinho Miguel