Connect with us

Sociedade

Maputo acolhe Conferência Internacional de Jornalismo Investigativo

blank

Publicado há

aos

blank

No âmbito da implementação das actividades do projecto REAJIR, o Mídia Lab está a realizar entre hoje e amanhã, 15 e 16 de Agosto 2024, em Maputo, a Conferência Internacional de Jornalismo Investigativo (CIJI). O evento reunirá 80 participantes, dos quais 60 de Moçambique e 20 internacionais, que actuam no sector da comunicação social.

A CIJI tem como objectivo reflectir sobre os desafios do jornalismo investigativo em Moçambique, abordar questões contemporâneas e capacitar os jornalistas nacionais para enfrentar os desafios da era digital, com foco na promoção da transparência, responsabilização, ética e impacto social positivo.​

O encontro iniciou com a intervenção do Director do Midia Lab (ML), Rui Lamarques, que apresentou as notas de abertura do encontro, trazendo um breve historial do ML com foco na actualização das actividades implementadas no âmbito do projecto Reajir. Lamarques também destacou os objectivos da conferência e apresentou a agenda dos dois dias da conferência.

Para hoje, das 9 até 10h30 estará em debate o tema “Jornalismo investigativo: uma reflexão sobre os desafios actuais e perspectivas futuras nos países africanos”, com a moderação de Sheila Wilson. Os oradores serão os jornalistas e gestores de media Lázaro Mabunda, Egas Jossai, Tom Odula e Khadija Patel.

Das 11 às 1h30 estarão a decorrer em simultâneo três temas, nomeadamente, “Como investigar crimes ambientais em África, num contexto em que o mundo vive o impacto das mudanças climáticas/Mineração em Manica Reportagem produzida pelo Mídia”, com os oradores Rui Lamarques
Enoch Sithole, Meghie Rodrigues e Márcia Zal. A moderação estará sob a responsabilidade de Anifa Atumane.

Para o tema “Questões éticas envolvidas na colaboração transfronteiriça, incluindo a verificação de fatos, proteção de fontes e padrões profissionais em contextos diversos”, os oradores serão Luís Nhachote, Estácio Valoi, Sam Sole e a moderação de Marta Afonso.

Em relação ao tema “Mecanismos de produção de reportagens investigativas sobre corrupção no contexto moçambicano”, os oradores serão Borges Nhamirre, Ernesto Nhanale e António Zefanias. A moderadora será Esneta Marrove.

Das 14 às 15h00 terá lugar o debate sobre a “Importância da segurança digital e física dos jornalistas especialmente onde o exercício da liberdade de imprensa pode representar riscos”, com os oradores Célia Claudina, Refinaldo Chilengue, Golden Mauganidze e moderação de Maria Tomázia.

Para o primeiro dia, a Conferência Internacional de Jornalismo Investigativo culminará com os temas “Explorar os desafios específicos enfrentados por jornalistas em diferentes regiões do mundo, destacando casos de censura, intimidação e perseguição”, com os oradores Fernando Lima, Omardine Omar, Basil Lhamusoke e Theodora Dame. O moderador será Renato Khau.

Ao mesmo tempo decorrerá a “Reflexão sobre cobertura eleitoral e segurança dos jornalistas”, com os oradores Agostinho Miguel (Chefe de Redacção do NGANI), Golden Mauganidze, Lázaro Mabunda
e Carien Du Plessis. O moderador será Stélvio Martins. Os dois últimos temas irão decorrer entre às 15h30 até 17h00.

A conferência está a ser transmitida em directo no facebook do Mídia Lab, através do link: https://www.facebook.com/share/v/NNsdobnFzQSJ5bKm/.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *