Connect with us

Sociedade

Médicos especialistas chineses despedem-se do HCM

blank

Publicado há

aos

blank

Doze Médicos Especialistas em Cirurgia Hepática, Anestesia, Ortopedia, Acupuntura, Ginecologia e Obstetrícia, Urologia, incluindo um Cozinheiro e Intérprete, despediram-se na manhã desta segunda-feira (15/4), após término de uma missão que durou dezoito meses no Hospital Central de Maputo (HCM)

Desde a sua chega em Outubro de 2022 na maior unidade sanitária do país, os Chineses desenvolveram diversas actividades em estreita colaboração com a contraparte moçambicana, que permitiu a troca de experiência nas áreas assistencial, formação e pesquisa em saúde. Há registos ainda, de apoio em material e equipamento hospitalar, com maior destaque para doação de um aparelho para cirurgias laparoscópicas com recurso a inteligência artificial, uma técnica que vem ganhando espaço no campo da medicina moderna.

Zhang Hao Médico-cirurgião e Chefe da equipa classificou de frutuoso o tempo de permanecia neste hospital, tendo feito uma avaliação positiva da missão, realçando a realização com sucesso de cirurgias de grande complexidade facto que segundo sublinhou, foi muito marcante.

Agradeceu ainda pela solidariedade, apoio e colaboração prestados pelo corpo Directivo e demais colegas tendo vincado o facto de terem sido determinantes para a fácil integração e socialização do grupo no ambiente de trabalho, condições essas, que no seu entendimento, contribuíram bastante para o sucesso da missão.  

Na hora do adeus, o Director Geral, Mouzinho Saide enalteceu o papel desempenhado pelos profissionais de saúde chineses, tendo na ocasião destacado o importante contributo que deram para a melhoria da qualidade assistencial e formação de Médicos locais.

Para o dirigente, que desejou um bom regresso a casa, este tipo de parcerias têm sido uma mais-valia para o fortalecimento da capacidade institucional e transmissão de conhecimentos. Esta é a vigésima quarta missão chinesa no HCM, cujo ciclo obedece uma rotatividade de dezoito meses, esperando-se que a próxima, desembarque muito em breve em Maputo, vindo daquele país irmão.

Fonte e foto: HCM

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *