Sociedade
Nampula: Polícia confirma detenção de 18 manifestantes

A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, convocou a imprensa esta terça-feira para anunciar a detenção de 18 indivíduos, supostamente que teriam participado da greve nacional desta segunda-feira, 21 de Outubro.
A porta-voz da PRM em Nampula, Rosa Chaúque, que avançou a informação disse que os detidos cometeram vandalismo, tal é o caso, da colocação de barricadas e queima de pneus, nos distritos de Mogovolas, Erate inclusive a cidade capital provincial.
“Nestes actos, graças a intervenção da polícia, foi possível a detenção de 18 indivíduos que neste momento encontram-se sob nossa custódia, e aguardam passos subsequentes para a responsabilização” disse Chauque.
De entre os detidos, está Venâncio Manuel, conhecido por VM7 de Nampula, por causa do seu nome, e refuta as acusações, alegando que estava apenas de passagem, e foi interceptado pela polícia, culminando com a sua detenção.
“Eu estava a sair da casa de um amigo, onde tinha deixado o meu telefone e não encontrei ele, no regresso é que a polícia confundiu-me dizendo que eu guardei aqueles pneus que estavam na estrada, enquanto que os mesmos estavam lá desde há muito tempo”, revelou.

Na mesma ocasião, a porta-voz da PRM voltou a chamar atenção aos cidadãos para não se manifestarem porque, a corporação não vai tolerar qualquer tentativa de alteração da ordem.
Todavia, disse que, depois da manifestação de ontem, ao nível da província de Nampula, o ambiente voltou à normalidade e a polícia ainda continua no terreno a manter a ordem e tranquilidade públicas. (António Cintura).