Connect with us

Sociedade

Nos últimos 11 meses: Nampula regista 49 óbitos por acidentes de viação

blank

Publicado há

aos

Cerca de 49 pessoas perderam a vida, nos últimos 11 meses do ano em curso, na província de Nampula, em consequência de 35 acidentes de viação, registados em algumas estradas desta província. Dados na posse do NGANI, referem que os sinistros foram registados com maior frequência na cidade de Nampula tendo também causado danos materiais avultados por parte das viaturas envolvidas.

No que concerne aos tipos de acidentes, há que referenciar atropelamento carro-peão, despiste e capotamento, para além de choque entre carros, sendo que o excesso de velocidade e má travessia de peão continuam como as principais causas dos sinistros rodoviários.

Apesar do registo de óbitos, os dados da polícia indicam ainda, a redução de acidentes de viação, quando comparado ao igual período do ano transacto, onde foram registados 67 casos, daí que o secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, quer uma actuação sem precedentes por parte da polícia de trânsito, visando minimizar esta problemática que tem causado danos e luto nas comunidades.

E porque os acidentes de viação, na sua maioria têm ocorrido por causa do desconhecimento do código de estradas por parte dos automobilistas, aliada a corrupção instalada na polícia de trânsito e não só, Jaime Neto, decreta uma luta sem tréguas contra todo tipo de mal que mina sobremaneira a segurança das populações, assegurando que, os implicados serão responsabilizados pelos seus actos.

Jaime Neto, que discursava na última sexta-feira (15) no decurso do lançamento da campanha “Quadra Festiva”, instruiu à polícia a trabalhar arduamente contra os moto-taxistas por alegadamente constituírem entraves na circulação de viaturas na via pública. “Reforçamos apelos também à polícia municipal para que tomem medidas contra os moto-taxistas, porque neste período festivo, há fluxo na mobilidade de pessoas e bens nas estradas desta província”, insistiu.

Na ocasião, o dirigente mostrou-se igualmente preocupado com elevados índices de criminalidade ao nível da província de Nampula e exigiu da polícia uma resposta célere que passa necessariamente pela redução dos casos. No seu balanço semanal à imprensa, a polícia em Nampula tem estado apresentar bastante, indivíduos acusados no cometimento de vários crimes com ênfase para assaltos e roubos em residências.

Nos últimos 11 meses, a corporação registou 412 casos criminais contra 358 registados em 2022, sendo que 387 tiveram o seu esclarecimento e 25 casos não foram esclarecidos por razões até aqui, desconhecidas. O secretário de Estado na província de Nampula, aproveitou o momento para endossar apelos às populações a ser vigilante, denunciando às autoridades policiais, os indivíduos com conduta duvidosa.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *