Eleições Gerais 2024
Filipe Nyusi despede-se com discurso apaziguador

O antigo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, disse que o seu governo lutou para o restabelecimento da tranquilidade e paz no centro do país, colocando o fim o clima de hostilidade entre o governo e o partido Renamo, então liderado por Afonso Dhlakama.
Filipe Nyusi, frisou que, este episódio constitui uma marca indelével na vida do povo moçambicano, porquanto fortalece cada vez mais, o diálogo, através de espírito de concórdia e perdão entre os moçambicanos.
Em seu último discurso à Nação na qualidade de Presidente da República, Nyusi, sublinhou que, face a este entendimento, a maioria de ex-guerrilheiros do partido Renamo, foram desmilitarizados, desmobilizados e reintegrados em alguns sectores chave das Forças de Defesa e Segurança e outros passaram para a vida civil.
“Quero também agradecer ao falecido líder da Renamo; Afonso Dhlakama, pela sua abertura ao diálogo visando por fim o clima de instabilidade na região centro do país. A mesma bravura foi mostrada pelo actual presidente da perdiz, Ossufo Momade que de forma sabia, conseguimos alcançar os acordos que tinham em vista o restabelecimento da paz no pais”, disse.
Na mesma ocasiao, o ex-estadista, Filipe Nyusi, reconheceu que, a sua governacao foi marcada por enormes desafios nomeadamente, as tempestades que fustigaram o pais, a pandemia da COVID-19 e o terrorismo em Cabo Delgado que desde 2017 vem criando dor e luto nas comunidades locais.
“Atravesamos um momento atípico por causa da conjuntura internacional. Mas, mostramos ao mundo que somos um povo resiliente de quaisquer adversidades. Daí que, continuaremos a dar o nosso apoio para o bem do nosso povo, porque temos esta missão de salvaguardar os interesses da nossa populacao”, disse.
Nyusi que falava esta quarta-feira, na investidura de Daniel Francisco Chapo como o 5º presidente da Republica de Mocambique, explicou que, o seu sucessor tem um projecto de esparanca que vai alem da melhoria da vida do povo mocambicano, desde, o combate a corrupacao, emprego para jovens, a educacao de qualidade, combate ao terrorismo entre outros desafios. (Agostinho Miguel).