Eleições Gerais 2024
Angoche: MMVS indicados pela Frelimo denunciam desvio de subsídio

Um total de 304 Membros das Mesas de Voto indicados pelo partido Frelimo no distrito de Angoche, na província de Nampula, denunciam um suposto desvio de cerca de 300 mil meticais que deveriam ser destinados aos subsídios após o escrutínio realizado em 09 de Outubro. A acusação recai sobre os dirigentes locais da formação política.
O caso surge depois de estes terem sido prometidos receber 3 mil meticais pelo trabalho, mas sucede que, apenas foram pagos 2000 meticais e quando procuram saber do remanescente, não tem tido uma resposta satisfatória.
“Somos MMVS indicados pela Frelimo para trabalhar no distrito de Angoche, no âmbito da votação de 9 de Outubro. No entanto, estamos a enfrentar dificuldades para receber os nossos subsídios. Apenas, tivemos 2000 meticais e o remanescente, ninguém sabe onde foi e quando procuramos saber, só recebemos promessas e mais promessas. Aliás, para receber o valor em alusão, foi uma discussão tremenda ”, relataram.
Os lesados em número de 304, suspeitam que o 1º secretário do comité distrital da Frelimo em Angoche, Juma Varule, seja conivente deste roubo, porque quando foi apresentado o caso, ele declinou prestar quaisquer informações a respeito.
”Os nossos dirigentes desviaram mais de 304 mil meticais. E isso nos preocupa bastante porque deixamos nossas famílias em casa para atender o partido e quando este não honra com o seu compromisso, ficamos sem voz, daí que recorremos ao JORNAL NGANI para denunciar o caso e pedimos a quem de direito para resolver o problema ”, imploraram.
Aliás, relataram ainda que, o assunto também abrangeu os 708 delegados de candidatura deste partido no distrito de Angoche dentre eles efectivos e suplentes, que também, foram subtraídos seus subsídios no valor de 1000 meticais, equivalente a 708 mil meticais, dos 7 mil meticais prometidos.
“E quando queremos saber do nosso subsídio, temos tido informações que a sede provincial em Nampula é que iria transferir o dinheiro e até tudo está parado, enquanto que os outros distritos já foram pagos na totalidade. Ademais, o comportamento do primeiro secretário do comité distrital da Frelimo em Angoche é recorrente desde que foi eleito para aquele órgão ”, frisaram.
Este caso, surge numa altura em que, o director distrital do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral de Nampula e seus sequazes estão a contas com a justiça desta parcela do país, indiciados no desvio de mais de 1.3 milhões de meticais destinados aos Membros da Assembleias de Votos ao nível da cidade de Nampula. (NGANI)