Opinião
Ossufo Momade: fraco Rei faz fraca a forte gente

Caro Momade,
É com tristeza que vejo que você não compreende o que é democracia e que pouco se diferencia do Padrinho Nyusi, o cleptocrata da Frelimo do Maputo. Vejo que você só fica cada vez mais gordo. Nunca ganhou uma eleição contra a Frelimo e dentro do seu partido da Renamo não permite a democracia.
O próximo Congresso da Renamo está próximo, o seu mandato está a chegar ao fim, você está transformado num fóssil vegetal, tem que permitir outra candidatura dentro do partido, retirar-se e ir contar histórias aos seus netos. Fique como Presidente Emérito da Renamo. No seu partido há gente com muito valor como o Manuel de Araújo, Venâncio Mondlane entre outros. Há que dar oportunidade aos mais jovens, os cemitérios estão cheios de homens imprescindíveis.
O Papa retirou-se, a Rainha da Dinamarca retirou-se. O Rei de Espanha idem, está na hora de você se retirar, Presidente Emérito da Renamo.
Ossufo Momade, as árvores morrem de pé, mas você não é um fóssil vegetal, você sabe compreender que o século mudou. Moçambique é um país de gente jovem que sabe bem para onde quer ir, que é sair da fome, da pobreza, da miséria e você foi bom para fazer a guerra de 16 anos, onde morreram 1 milhão de Moçambicanos. Mas falhou redondamente para acabar com a fome e o subdesenvolvimento.
Se tem respeito por um milhão de mortos da guerra civil, retire-se e deixe os jovens governarem Moçambique. A Renamo não pode estar a exigir eleições justas, democracia aos outros e dentro dela não haver democracia. Você se apresenta como um ditador semelhante ao Putin que irá ser eleito com 99 % dos votos no próximo congresso na Rússia. A velha Chica sabia, mas não dizia a razão de tanta pobreza e tanto sofrimento. Che minino não fala política, não fala política.
Pedro Mesquita